Inaugurado em abril de 2017 com a proposta de oferecer “festas de luxo com preço acessível”, o primeiro bufê do chef Carlos Bertolazzi, na Vila Romana, realizou mais de 200 eventos no último ano. Em tempos de crise, o número é de fazer inveja a concorrentes consolidados no mercado, mas o bom desempenho da Casa Bertolazzi não para por aí: no curto espaço de doze meses, a marca ganhou duas novas unidades, nos bairros Mandaqui e Santana, e se prepara, ainda neste mês de abril, para inaugurar outras duas, no Jardim França, também na Zona Norte, e no Morumbi.
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É evidente que a grife Bertolazzi tem um papel importante na bem-sucedida trajetória do bufê. Dono de um restaurante querido dos paulistanos, o Zena Caffè, que fica nos Jardins, o cozinheiro virou celebridade ao comandar três edições do reality show culinário Cozinha sob Pressão, no SBT. Seus quase 400 000 seguidores no Instagram agora o acompanham, na mesma emissora, na segunda temporada de Fábrica de Casamentos.
No programa, apresentado ao lado de Chris Flores, ele tem como desafio justamente realizar o casamento dos sonhos dos casais participantes. Quer divulgação melhor para um dono de bufê? A fórmula, contudo, não funcionaria em larga escala sem um preço competitivo. É aí que entra a expertise do sócio Leandro Tavares, dono do Planeta Kids. Assim como na rede de bufês infantis, que conta com quinze unidades na capital, há pacotes com preços bem atrativos.
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Na Casa Bertolazzi do Mandaqui, por exemplo, é possível contratar uma festa para 100 pessoas por 6 990 reais. O valor é relativo a um evento de cinco horas em um dia de semana, com direito a decoração elegante e cardápio assinado por Bertolazzi. As bebidas não estão inclusas. Para o mesmo número de convidados na unidade de Santana, a única com espaço de cerimônia anexo, o preço de uma festa no sábado à noite com a opção mais sofisticada de menu chega a 36 990 reais.
Nesse caso, entram receitas consagradas pelo chef no Zena Caffè, como o nhoque com molho de tomate e fonduta de queijo e a coxinha de pato — para efeito de comparação, na Casa Charlô, que está entre os locais de festa mais famosos em São Paulo e leva o nome de um dos sócios, o chef Charlô Whately, o valor de uma comemoração durante a semana para 100 pessoas gira em torno de 80 000 reais. “Graças ao programa, conheci muitos casais que sonhavam celebrar a união com comida boa e em um ambiente bonito, mas não tinham tanto dinheiro. Percebemos que a oferta de pacotes econômicos ainda era pouco explorada”, explica Bertolazzi.
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Atualmente, cada uma das três unidades em atividade fatura cerca de 350 000 por mês, com uma média de vinte eventos — os casamentos representam aproximadamente 80% do total. As degustações mensais de menu, que têm fila de espera, contam com a participação de Bertolazzi. Nessas ocasiões, ele apresenta suas receitas e brinda com debutantes e casais os contratos fechados, o que rende alguns momentos emocionantes, que poderiam estar em um episódio de Fábrica de Casamentos.
Além das duas novas unidades, que entram em operação neste mês e têm agenda já bem disputada, a dupla pretende abrir mais cinco bufês até 2019, em diferentes regiões da capital. A expansão por São Paulo e cidades de outros estados, entre eles Minas Gerais, será feita por meio de franquias. O investimento inicial gira em torno de 600 000 reais mais a taxa de franquia, que é de 150 000 reais. “Temos uma fila de espera de investidores que já são franqueados do Planeta Kids”, conta Tavares.