Neste sábado (18), o bloco carnavalesco Passaram a Mão na Pompeia homenageará o compositor Manoel Ferreira, morto em 2016, aos 86 anos. O grupo sairá às 13 horas da Rua Ministro Ferreira Alves, na altura do número 305, no bairro da Zona Oeste. A expectativa é de que 2 000 foliões participem da festa.
Ferreira e sua mulher, Ruth Amaral, são os autores de músicas bem-humoradas como A Pipa do Vovô Não Sobe Mais e Transplante Corintiano, que chegaram a ser gravadas pelo apresentador Silvio Santos e usadas como vinhetas do SBT.
“Ferreira era o nosso padrinho”, disse o criador do bloco, o advogado Ricardo Zambo, de 44 anos. “Ele participou todos os anos”, complementa. Segundo Zambo, a esposa do compositor, que é madrinha do bloco, estará presente com a família para a homenagem. O desfile também terá um boneco gigante do casal.
Haverá ainda uma equipe de sopro e cerca de trinta pessoas na bateria, entre elas integrantes de escolas de samba como Pérola Negra e Vai-Vai. “A parte musical do bloco é uma grande preocupação nossa”, explica Zambo.