A prefeitura de São Paulo fechará a passagem de veículos na Avenida São João, no Centro da cidade, no próximo domingo (21), das 9h às 16h. Com isso, a região será liberada exclusivamente para pedestres e ciclistas.
Segundo a prefeitura, a ação está em fase de teste e será implementada em um trecho de 1,5 quilômetros, que vai do Elevado Presidente Goulart, o Minhocão, até o Largo do Paissandu. O objetivo da medida “é facilitar a conexão a pé entre o Minhocão e o Vale do Anhangabaú e contribuir para a requalificação e a reativação do centro histórico de São Paulo”, de acordo com a Secretaria Especial de Comunicação (Secom).
No entanto, a intenção da gestão municipal é incluir definitivamente a Avenida São João no Programa Ruas Abertas, que já acontece na Avenida Paulista e em trechos da Liberdade. No programa, os locais se tornam áreas de lazer para a população aos domingos, com atividades gratuitas sendo realizadas.
A proposta está em debate desde o último dia 8, quando foi aberta uma consulta pública. É possível contribuir até o dia 8 de fevereiro no site participemais.prefeitura.sp.gov.br.
Por conta do fechamento da avenida, serão feitas alterações no tráfego da região. O cruzamento das vias que cortam a Avenida São João, exceto das avenidas Ipiranga e Duque de Caxias, será interrompido. Nos quarteirões entre o Largo do Arouche e a Rua Ana Cintra a circulação de carros ocorre em apenas uma das faixas, para acesso às garagens e estacionamentos.