Recém inaugurada, a arena Allianz Parque Palmeiras está descartada para receber jogos de futebol durante as Olimpíadas de 2016. Como o estádio precisaria passar por reformas estruturais para se adequar aos padrões exigidos pela competição, foi decidido em reunião entre representantes da prefeitura, do estado e do Comitê Olímpico que as partidas, caso a cidade seja uma sub-sede, aconteçam no Itaquerão.
As dúvidas sobre a escolha de São Paulo para receber jogos têm apenas um motivo: financiamento. Os órgãos estão discutindo quem se responsibilizará pelos custos de receber dez partidas de futebol (masculino e feminino) na cidade. Durante a Copa do Mundo, por exemplo, apenas as arquibancadas extras colocadas no estádio do Corinthians custaram 90 milhões de reais.
+ Corinthians cobra isenção ou 420 milhões em dinheiro da prefeitura para pagar Itaquerão
“Já recebemos um caderno de encargos com as responsabilidades e valores. Vamos afunilar a discussão para decidirmos se vamos ou não participar ads Olimpíadas. A prefeitura não tem disponibilidade para fazer um grande investimentos”, afirma o secretário municipal de esportes Celso Jatene.
Uma reunião para definir o posicionamento da capital está marcada para 23 de março. “É logico que gostaríamos muito de receber os jogos. Queremos ser parceiros do Rio nesse momento e acho que a população também ia gostar de ter essas partidas aqui”, diz Jatene.
A administração municipal pretende procurar por parceiros que possam assumir os custos envolvidos. “Se tivermos que tirar recursos do orçamento municipal existe a real possibilidade de São Paulo não participar das Olimpíadas.”