Continua após publicidade

Grandes navegações

Com 88 metros de comprimento e quinze velas computadorizadas, o Maltese Falcon é capaz de cruzar o Atlântico em dez dias

Por Redação VEJA SÃO PAULO
Atualizado em 1 jun 2017, 18h40 - Publicado em 12 nov 2010, 21h19
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Fabricado pelo estaleiro italiano Perini Navi, o Maltese Falcon costuma ser apontado como o maior e mais caro veleiro do mundo. Foi construído a pedido do americano Tom Perkins, magnata do Vale do Silício, na Califórnia, que financiou a empreitada do Google e é um dos diretores da News Corporation, dona de jornais como o ‘Sunday Times’. No ano passado, a investidora grega Elena Ambrosiadou comprou o barco por 162 milhões de reais. Como ela diz ter uma agenda profissional de dezesseis horas por dia, de segunda a domingo, mal pode curtir o mimo. Resolveu, daí, investir num novo negócio: alugá-lo para gente com bala na agulha para desembolsar pouco mais de 1 milhão de reais por semana.

    O Falcon alcança velocidade de cruzeiro de 16 nós e cruza o Oceano Atlântico em dez dias — a travessia a vela leva normalmente entre 14 e 21 dias. Com 88 metros, dispõe de quinze velas controladas por computador, divididas em três mastros de fibra de carbono. Imagine o que Pedro Álvares Cabral ou Cristóvão Colombo não fariam com um destes!

     

    “Meu prazer vem muito mais dos desafios estéticos e técnicos de um projeto de iate do que de sair em cruzeiro num barco finalizado.”

    Tom Perkins, primeiro proprietário do Maltese Falcon

    Continua após a publicidade

     

    Breve numa marina perto de você

    As novas lanchas do mercado, lançadas no mês passado na Feira São Paulo Boat Show

    Continua após a publicidade

    Targa 58 Gran Turismo

    Fabricado pela espanhola Fairline Yachts, o modelo tem uma suíte e duas cabines e esbanja charme por ser conversível. Comandos automáticos transformam uma sala em deque ao ar livre. Mede quase 18 metros e chega a 38 nós.

    Preço: a partir de 1,8 milhão de reais

    Continua após a publicidade

     

    Azimut 53 2191a
    Azimut 53 2191a ()

    Azimut 53

    Da italiana Azimut, tem duplo comando — um ao ar livre e outro dentro do deque principal. Mede quase 17 metros e alcança velocidade máxima de 31 nós.

    Continua após a publicidade

    Preço: 4,5 milhões de reais

     

    Portofino 48 2191a
    Portofino 48 2191a ()

    Portofino 48

    Continua após a publicidade

    O estaleiro inglês Sunseeker fez deste um barco do gênero ‘pequeno por fora, grande por dentro’. Acomoda até quatro hóspedes, mas comporta doze pessoas para um passeio. Um dos quartos conta com duas camas de solteiro reversíveis para uma de casal. Mede 16 metros e chega a 32 nós.

    Preço: a partir de 1,5 milhão de reais

     

    Vuong 1 2191a
    Vuong 1 2191a ()

    Vuong 1

    Réplica da Riva Aquarama, que foi fabricada entre 1962 e 1996, o modelo produzido pela Pier 22 é a primeira lancha em tamanho real da empresa, especializada em miniaturas. Aparece em versão de 29 pés, para seis pessoas. Tem acabamento de mogno e acácia e dois motores de 320 cavalos cada um.

    Preço: 450 000 reais

     

    WHY 58x38 2191a
    WHY 58×38 2191a ()

    Hèrmes dos sete mares

    Três deques, seis suítes com capacidade para dezesseis pessoas, instalações para 24 tripulantes, biblioteca, sala de cinema, academia, spa e (ufa!) piscina de 25 metros. É preciso fôlego para enumerar os ambientes deste iate dos sonhos. O que não é lá muito fácil diante do design arrebatador criado por artistas da marca de acessórios francesa Hermès, num projeto lançado em parceria com o estaleiro Wally, de Mônaco.

    A missão era criar uma espécie de ilha flutuante, capaz de singrar os oceanos sem gastos absurdos de combustível nem agressão ao meio ambiente. Daí nasceram os modelos WHY 37 x 24 e WHY 58 x 38 (a sigla reúne as iniciais de Wally Hermès Yachts). O astro aqui em foco é este último, que tem de área 3 900 metros quadrados — uma média de 145 metros quadrados por passageiro. Sua superfície é coberta por 900 metros quadrados de painéis que absorvem a luz solar para transformá-la em energia. Graças a esse combustível elétrico, pode deixar de consumir até 160 000 litros de diesel por ano e tem autonomia de 12 000 milhas náuticas (mais do que suficiente para ir do litoral de São Paulo a Hong Kong, por exemplo). Apresentado no Abu Dhabi Yacht Show em março, o barco custa 221 milhões de reais.

     

    4 milhões de reais

    foi quanto o empresário Márcio Christiansen investiu na abertura da Tools & Toys, inaugurada em julho. Trata-se de uma loja de 1 000 metros quadrados, no Shopping Cidade Jardim, que vende de iates a helicópteros, passando por jet skis.

     

    4162 superiates

    navegam hoje pelo mundo

     

    20%

    foi o crescimento das encomendas de iates no mundo com mais de 76 metros de comprimento, em 2009.

     

    1,05 milhão de reais

    é o preço do aluguel semanal do ‘Christina O’., antigo iate de Aristóteles Onassis. Foi a bordo desse barco que o armador grego conquistou a cantora Maria Callas. Também ali, o príncipe Rainier e a atriz Grace Kelly recepcionaram os convidados de seu casamento.

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de São Paulo

    a partir de 35,60/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.