Um novo edifício chama a atenção ao passar pela Rua Ernest Renan, em Paraisópolis. Trata-se de uma escola de ensino médio integrado ao técnico inaugurada na quarta-feira (4) pelo Hospital Albert Einstein.
A unidade oferecerá aulas totalmente gratuitas para a população da comunidade, na faixa entre 15 e 17 anos, com foco em administração de serviços de saúde. O prédio de 1 780 metros quadrados foi custeado pelo Voluntariado Einstein, que funciona à base de doações. O investimento total, incluindo a edificação e os equipamentos, foi de 16 milhões de reais.
+ Projeto cria endereços digitais em comunidades paulistanas
Não é de hoje que o Einstein atua na comunidade da Zona Sul. Em 2023, o braço filantrópico celebra 25 anos do Programa Einstein na Comunidade de Paraisópolis, que já promovia cursos educativos e outros serviços sociais.
O novo centro chega para coroar essa jornada e ampliar o impacto local. “Ao final dos três anos, os jovens podem optar por entrar no mercado ou continuar estudando”, explica o diretor de ensino, Alexandre Holthausen. “Essa formação transforma famílias inteiras”, afirma Telma Sobolh, presidente da equipe de voluntariado.
Há alguns anos, o Einstein vem se expandindo para a educação. Um dos projetos recentes foi a inauguração do centro de ensino superior ao custo de 700 milhões ao lado do hospital, no Morumbi, em junho de 2022. Há também, desde 2019, um colégio técnico na Avenida Paulista, cujo corpo docente e a metodologia serão empregados no novo espaço.
A escola dá o pontapé inicial com um curso preparatório para setenta alunos e terá sua primeira turma oficial, com quarenta estudantes, no ano que vem. A ideia é que o modelo possa ser replicado futuramente em outras comunidades do país. “Há uma carência de profissionais de saúde para a demanda prevista no futuro, e a formação técnica é fundamental para ter bons resultados”, diz Sidney Klajner, presidente do Einstein.
Publicado em VEJA São Paulo de 6 de outubro de 2023, edição nº 2862