Queridinha dos foliões, as máscaras de políticos vêm à tona na época do Carnaval, quando muitos aproveitam a oportunidade para tirar sarro das personalidades mais polêmicas do ano. Na 25 de Março, a febre chegou de forma mais branda neste ano – em uma caminhada pelas principais vias da região, só duas lojas possuíam o acessório. Ambas localizadas na Ladeira Porto Geral, a Festas e Fantasias e a Porto das Festas e Fantasias vendiam as peças pelo preço de 7 reais. A mais cara era a do jurista Joaquim Barbosa (12 reais), e a justificativa seriam os óculos de plástico implantados no personagem.
+ Celso Kamura entre as “inimigas” Dilma Rousseff e Marta Suplicy
+ Blog Carnaval SP: blocos, desfiles e muito mais
Apesar da grande variedade, o maior desafio não é escolher qual político levar para a festa, e sim adivinhar qual máscara representa quem. Várias vezes, é necessário fazer um esforço para enxergas as – poucas – semelhanças entre o acessório e a pessoa na vida real. E, acredite, nem os próprios vendedores podem ajudar.
“Não sei quem é”, admite a vendedora da loja Porto das Festas e Fantasias diante de um rosto masculino. A dúvida faz com que ela chame o gerente do local, que também afirma não saber de quem é a máscara. A cena se repetiu algumas vezes, tanto lá quando na Festas e Fantasias.
+ José Dirceu deve se casar assim que deixar prisão
A polêmica das máscaras não para por aí. Localizada no Rio de Janeiro, a Condal – uma das maiores fábricas da categoria do país – confirma que recebeu uma ligação do advogado de Nestor Cerveró ameaçando processar a empresa caso fosse feita alguma máscara do ex-diretor da Petrobras.
Olga Valle, dona do negócio, afirma que não relutou em atender o pedido porque não queria confusão. Em seu lugar, a fábrica está produzindo moldes da atual presidente da companhia, Graça Foster. Apesar de ainda não possuir nenhum exemplar pronto, a Condal conta que já recebeu 300 pedidos de encomenda.
+ Lula diz que irá disputar eleição em 2018
Entre as opções mais requisitadas estão as de Lula, Dilma Rousseff, Aécio Neves e até Eduardo Campos. Cada uma delas recebeu cerca de 1 200 pedidos. Além disso, Olga conta que todos os anos ainda recebe pedidos de máscara do empresário PC Farias. “Mas não sei explicar por quê.” Vai entender…