Continua após publicidade

Primeiro semestre de 2020 bate recorde em casos de feminicídios

Casos de violência doméstica entre abril e junho passaram de 5 500

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 6 ago 2020, 14h34 - Publicado em 6 ago 2020, 14h32
  • Seguir materia Seguindo materia
  •  (Reprodução/Veja SP)

    O número de casos de feminicídios registrados no primeiro semestre de 2020 no estado de São Paulo atingiram a maior marca desde 2016. O levantamento foi realizado pelo G1 e GloboNews, com dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP).

    Em 2016, 31 feminicídios foram registrados durante o primeiro semestre. Em 2017, 48; 2018 teve 57; 2019 foram 85 e em 2020 o número já chegou a 87. Dos casos de 2020, 83% tem autoria conhecida: o crime foi cometido em grande parte por companheiros ou ex-companheiros das vítimas. 69% ocorreram dentro da casa da vítima e 43% do total tiveram prisão em flagrante.

    Ainda de acordo com o levantamento, a média de idade das vítimas mortas é de 35 anos de idade. Do total, 55% são descritas nos boletins de ocorrências como brancas e 45% como pretas ou pardas.

    Já para casos de violência doméstica, o número de boletins de ocorrência eletrônicos com esse de delito chegou a 5 500 em todo o estado, para o período de abril até junho. Desde o dia 3 de abril, dez dias depois do início da quarentena, mulheres paulistas podem denunciar casos do tipo pela internet. Os dados também são da SSP.Primeiro semestre de 2020 bate recorde em casos de feminicídiosPrimeiro semestre de 2020 bate recorde em casos de feminicídios

    Segundo a pasta, além do boletim eletrônico, as mulheres podem utilizar o aplicativo SOS Mulher, que permite que as vítimas de violência doméstica (com medida protetiva expedida pela Justiça) peçam ajuda quando estiverem em situação de risco.

    Continua após a publicidade

    Com informações da Agência Brasil

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de São Paulo

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.