Em meio a crise, a 123 Milhas anunciou nesta segunda-feira (28) a demissão em massa de funcionários da sede em Belo Horizonte. No comunicado, a companhia informa que “iniciou hoje, 28/08, um plano de reestruturação interna, com redução do tamanho da equipe para se adequar ao novo contexto da empresa no mercado”.
A plataforma afirma ainda que a decisão “faz parte das medidas para mitigar os efeitos da forte diminuição das vendas. A empresa está trabalhando para, progressivamente, estabilizar sua condição financeira”.
No último dia 18, a agência de viagens suspendeu a linha ‘Promo’ e a emissão de passagens e dos pacotes flexíveis, nos quais é possível remarcar as datas da viagem ou de voos independente das normas da empresa aérea. Clientes com serviços pagos foram prejudicados pela medida e devem receber vouchers em retorno. A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) indicou que abrirá um processo contra a empresa caso o dinheiro dos consumidores não seja devolvido.
Já o Procon de São Paulo abriu um processo investigativo para apurar as denúncias dos consumidores contra a 123 Milhas. O órgão afirmou que pediu esclarecimentos à empresa, mas não obteve uma resposta satisfatória. “Agora, o próximo passo é analisar as reclamações registradas pelos consumidores para apurar eventuais irregularidades e a possibilidade de imposição de sanções, conforme o artigo 56 do Código de Proteção e Defesa do Consumidor, como a aplicação de multa, por exemplo, a depender de cada situação”, informa nota divulgada.
Outra empresa do grupo 123 Milhas, a HotMilhas também passou por suspensão de serviços com o fim das negociações de milhas. A plataforma, que é responsável pela compra de milhas de terceiros para emissão de passagens aéreas e pacotes de viagens, emitiu um comunicado indicando que “por conta de uma forte queda das vendas de sua controladora, a 123 Milhas atrasou o pagamento a clientes previsto para 25/08 e suspendeu temporariamente o serviço de compra de milhas”.