Avatar do usuário logado
OLÁ,

Instituto Moreira Salles recebe retrospectiva de Manuel Álvarez Bravo

Expoente da fotografia moderna no México, artista ganha mostra com 150 obras clicadas entre as décadas de 20 e 50

Por Jonas Lopes
Atualizado em 5 dez 2016, 17h19 - Publicado em 15 mar 2012, 19h40

Grande expoente da fotografia moderna no México, Manuel Álvarez Bravo (1902-2002) tinha tudo para não escolher o caminho da arte. Nascido numa família pobre, um entre oito irmãos, perdeu o pai muito cedo, aos 12 anos, e foi obrigado a começar a trabalhar para ajudar nas contas de casa. Estimulado pelos vizinhos e por um colega de escola, contudo, acabou se apaixonando pelas câmeras e chegou a abandonar uma trajetória promissora no funcionalismo público para investir na carreira.

O resultado desse esforço pode ser conferido em “Fotopoesia”, retrospectiva em cartaz no Instituto Moreira Salles a partir de sexta (23). Estão reunidas 150 obras clicadas entre as décadas de 20 e 50. A produção inicial do artista ainda deriva bastante dos trabalhos de certos surrealistas e formalistas, sobretudo os do americano Edward Weston e os do russo Alexandr Ródtchenko: fazia closes aproximados de objetos, de livros e cortinas aos tubos de um órgão de catedral, com o intuito de fortalecer o impacto abstrato e geométrico.

+ As melhores mostras em cartaz

+ Retrospectiva de Lygia Pape chega à Estação Pinacoteca

Bravo atingiu identidade própria ao investir nas figuras humanas, em especial os índios, e nos aspectos documentais. Há nas imagens uma fuga do realismo, alcançada por meio de flertes com o subconsciente. Destaque para as peças que envolvem nudez, nas quais o mexicano consegue escapar da mera sensualidade e ressaltar a melancolia dos personagens ali mostrados. Completam a exposição retratos dos amigos e pintores Diego Rivera e Frida Kahlo, além do revolucionário russo Leon Trótski e do escritor francês André Breton.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 29,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.