Continua após publicidade

Bicicletada reúne ciclistas nesta sexta (25)

Ciclistas, skatistas e patinadores de diversos lugares do mundo vão sair às ruas em busca de conscientização

Por Da Redação
Atualizado em 5 dez 2016, 17h35 - Publicado em 23 nov 2011, 16h56
Bicicletada
Bicicletada (Emilio Migliorini/)
Continua após publicidade

“Não estamos atrapalhando o trânsito, nós somos o trânsito”. A frase resume o espírito da Bicicletada, versão brasileira do “Critical Mass”, criado em 1992 em San Francisco, nos EUA. Trata-se de um evento que ocorre toda última sexta-feira do mês, em que ciclistas, skatistas e patinadores de diversos lugares do mundo ocupam as ruas de suas cidades com a proposta de se opor à dominação dos automóveis. A edição paulistana surgiu em 2002 com cerca de dez ciclistas. Hoje, o evento conta com aproximadamente 300 participantes.

+ Dez motivos para ir assistir a “Os Muppets”

+ Enfeites de Natal para todos os bolsos

Continua após a publicidade

A proposta não é atrapalhar o trânsito, e sim integrar-se a ele de forma harmônica. “O objetivo é mostrar que as bicicletas existem como veículo e fazem parte do trânsito, também têm seus deveres, têm regras e, principalmente, têm direitos”, afirma Felipe Aragonez, do Instituto CicloBR e frequentador da Bicicletada há cinco anos. Entre as recomendações feitas aos participantes estão não ocupar faixas desnecessariamente, liberando a passagem para veículos mais rápidos, não insultar ou desrespeitar pedestres ou motoristas e não andar pelas calçadas.

Continua após a publicidade

Outra proposta do movimento é torná-lo mais divertido, com fantasias ou ações lúdicas, como entregar flores aos pedestres. “Às vezes, acontecem bicicletadas temáticas como de Haloween, de Natal, de Festa Junina. A gente gosta de interagir com as pessoas, a ideia é mostrar que pedalar é algo divertido”, conta Aragonez.

A Bicicletada é organizada sem uma liderança ou movimento que responda por ela. As pessoas se reúnem na Praça do Ciclista, na Av. Paulista, e o roteiro é definido na hora entre os participantes. De acordo com Aragonez, iniciantes são bem-vindos. “O ritmo é leve e o ideal é ficar no meio da massa, onde é mais seguro”.

A próxima edição acontece nesta sexta (25), com concentração às 18h. A previsão é que a partida aconteça por volta das 20h.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.