Ano-Novo chinês é comemorado neste fim de semana
Mais de 150 mil pessoas são esperadas em festa na Praça da Liberdade e na Rua Galvão Bueno
Enquanto a maior parte do mundo já deixou o réveillon para trás, os chineses celebram a virada do ano 4.709 para 4.710 neste sábado (21) e domingo (22).
Em São Paulo, pela sétima vez consecutiva, o Ano-Novo Chinês será comemorado no bairro da Liberdade, com muita música, dança e comida típicas.
+ Entenda o significado de alguns rituais chineses
São esperadas mais de 150 mil pessoas na Praça da Liberdade e na Rua Galvão Bueno, que vai concentrar cerca de 20 barraquinhas com artesanato, comes e bebes e outros produtos da cultura chinesa.
Também haverá apresentação de corais, grupos de dança típica e lutas marciais. A noite de sábado será encerrada com uma grande queima de fogos para espantar os maus espíritos.
A comemoração em janeiro se dá porque o calendário chinês começa no dia da primeira lua nova do ano, que passa a ser regido pelo dragão, um dos símbolos de seu horóscopo.
Simbolismo
O dragão é considerado o mais emblemático de todo o horóscopo chinês, pois representa superação e conquistas.”Neste ano, as pessoas terão que trabalhar bastante para superar os desafios que serão colocados”, explica Cheung Hoi Wai, presidente da JCI Brasil-China.
Uma das atrações mais esperadas na festa deste fim de semana é a dança do dragão. “O boneco é coreografado e se movimenta com a ajuda de mais de 20 pessoas. O ritual ajuda a trazer prosperidade, sorte e renovação”, conta Hoi Wai.
Confira outras atrações da festa aqui.