Sabesp quer aumento da conta de água acima da inflação para equilibrar finanças
Principal argumento para o reajuste acima do previsto é o aumento do custo de energia elétrica
A Sabesp, empresa de saneamento paulista, estuda pedir uma revisão extra no preço da conta de água além do reajuste pela inflação previsto para abril, com o objetivo de equilibrar a situação financeira da companhia.
+ Morre fundador da igreja pentecostal Deus é Amor
A revisão teria de ser aprovada pela Arsesp, autoridade regulatória do setor. O principal argumento para o reajuste acima do previsto é o aumento do custo de energia elétrica, que não constava no plano de negócios da empresa, aprovado em 2014.
Se levado adiante, o pedido fará parte do pacote de medidas que a Sabesp tem adotado para tentar manter seu equilíbrio financeiro em meio a choques negativos que incluem, além da crise hídrica, o aumento de sua dívida em dólar.
+ Com chuvas acima da média em fevereiro, níveis de reservatórios sobem
A crise hídrica afeta as contas da empresa de duas maneiras: na primeira, tem levado a forte redução da receita em razão da diminuição do consumo de água e do desconto concedido a clientes que conseguem economizar. Na segunda, tem obrigado a Sabesp a fazer investimentos emergenciais para tentar garantir o fornecimento de água.