Continua após publicidade

Pontes dos rios Tietê e Pinheiros terão ciclovias

Viaduto Domingos Franciullo Netto e pontes Jânio Quadros, Júlio de Mesquista Neto e Vitorino Goulart da Silva serão as primeiras a receber as vias para bicicletas

Por Veja São Paulo
Atualizado em 5 dez 2016, 14h00 - Publicado em 7 out 2014, 14h04

A prefeitura de São Paulo informou, nesta terça-feira (7), que doze pontes sobre os rios Tietê e Pinheiros receberão ciclovias até o fim de 2015. As faixas para bicicletas serão instaladas inicialmente no Viaduto Domingos Franciulli Netto (Penha) e nas pontes Presidente Jânio Quadros (Vila Maria), Júlio de Mesquita Neto (Pompeia) e Vitorino Goulart da Silva.

Ritmo acelerado expõe falhas na construção de ciclovias

As três primeiras ficam sobre o Rio Tietê e a última, sobre o Pinheiros. Nesses locais, haverá apenas pintura da ciclovia no solo, além de obras de pequeno porte. 

Outras oito pontes já têm projeto para instalação de ciclovias, mas requerem intervenções maiores. São elas as pontes Doutor Miguel Arraes (Aricanduva), Flávio Cavalcanti (Vila Guilherme), Cruzeiro do Sul, das Bandeiras, Jornalista Walter Abraão (Casa Verde), Adhemar Ferreira da Silva (Limão), Carmen Fernandes Neves (dos Remédios) e Jurubatuba. Todas, com exceção da última, ficam sobre o Tietê.

Continua após a publicidade

25 motivos para amar Pinheiros

Essas duas etapas, avaliadas em 6 milhões de reais, serão tocadas simultaneamente. As primeiras intervenções começam ainda neste mês na Ponte da Casa Verde. Um projeto-piloto foi feito pela prefeitura no Viaduto Alberto Marino.

De acordo com a gestão de Fernando Haddad (PT), ainda estão em “estudos técnicos” as demais pontes sobre os dois rios: pontes Imigrante Nordestino, Deputado Ricardo Izar (Tatuapé), Anhanguera (Complexo Viário Prefeito Olavo Egydio Setúbal), Engenheiro Ary Torres, Octavio Frias de Oliveira (Estaiada), Caio Pompeu de Toledo (Morumbi), João Dias, Transamérica, Freguesia do Ó, do Piqueri, Hirant Sanazar (Jaguaré), Cidade Universitária, Eusébio Matoso, Engenheiro Roberto Zuccolo (Cidade Jardim), Laguna (em construção) e Santo Dias da Silva (Socorro).

Continua após a publicidade

Jardim Helena: o bairro com o maior taxa de ciclistas de São Paulo

O secretário municipal dos Transportes, Jilmar Tatto, afirmou que em todas elas a velocidade máxima para veículos será regulamentada para 50 km/h. Parte das ciclovias será feita no canteiro central, outra nas faixas da direita e outra nas calçadas. (Com Estadão Conteúdo)

+ Confira as últimas notícias

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.