Metal Trintão: festival celebra o aniversário do SP Metal
Shows com bandas que fizeram parte da coletânea histórica acontecem na Zona Leste
Entre 1983 e 1985, no último domingo de cada mês, bandas de metal paulistanas como Korzus, Salário Mínimo e Vírus realizavam shows gratuitos na chamada Praça do Rock, um palco em formato de concha acústica no meio do Parque da Aclimação, na Zona Sul.
+ Os melhores lugares para comprar vinil
Dono da lendária loja de discos Baratos Afins, pioneira da Galeria do Rock, no centro, Luiz Calanca gravava as apresentações em fitas cassete e distribuía o material a músicos e fãs do gênero. “Eu sabia que o momento precisava ser registrado”,conta. Na época, a intenção do empresário era produzir um álbum para cada grupo.
+ Paulistano tem coleção de “milhões” de vinis, destaca NYT
Sem dinheiro, acabou lançando uma coletânea com as melhores faixas, por um selo criado especificamente para o projeto, o SP Metal. No total, foram prensados cerca de 8 000 vinis. “A expectativa era que ela tivesse a qualidade de um Metallica, mas os equipamentos eram muito ruins”, lembra Calanca. Neste fim de semana, bandas originais vão comemorar os trinta anos da iniciativa com shows no Sesc Belenzinho,na Zona Leste — no sábado (25), às 21 horas.
› Sesc Belenzinho. Rua Padre Adelino, 1000, Belém, inf.: 2076-9700.