Herdeiro do Itaú é eleito novo provedor da Santa Casa de São Paulo
José Luiz Setúbal assume o lugar de Kalil Rocha Abdalla, que renunciou após denúncias de irregularidades em sua gestão
O pediatra José Luiz Setúbal, de 58 anos, foi eleito na manhã desta terça (9) o novo provedor da Santa Casa de São Paulo. Herdeiro do Banco Itaú e presidente do Hospital Infantil Sabará, na região central, ele era candidato único ao cargo e foi escolhido por aclamação pelos cerca de 140 membros da irmandade presentes na assembleia. A posse ocorreu logo após a decisão.
A eleição foi convocada em abril, após a renúncia do então provedor, o advogado Kalil Rocha Abdalla, investigado pelo Ministério Público Estadual (MPE) por supostas irregularidades na sua gestão, iniciada em 2008.
+ HSBC anuncia saída do Brasil e corte de 50 000 postos de trabalho
Em abril de 2014, Abdalla havia assumido seu terceiro mandato, que deveria durar até 2017. Em sua gestão, a dívida da entidade subiu de 80 milhões de reais para 440 milhões de reais.
Pelas regras da irmandade, o novo provedor cumprirá o tempo restante de mandato de Abdalla e poderá, posteriormente, concorrer à reeleição.
De acordo com Setúbal, a prioridade agora é buscar soluções para os débitos da entidade. “A primeira medida é tentar resolver o CND (Certidão Negativa de Débitos), que a Santa Casa não tem. É prioritário também resolver a questão dos salários atrasados e ver se é preciso reduzir o pessoal”, disse após tomar posse.
+ Confira as principais notícias da cidade
Setúbal afirmou ainda que pretende reduzir a proporção de atendimentos do Serviço Único de Saúde (SUS) no complexo hospitalar, mas sem diminuir o número absoluto de pacientes da rede pública. “Vamos aumentar o número de pacientes particulares.”