Continua após publicidade

Creche da periferia dá aulas de meditação e merenda vegetariana

Com 110 crianças de 1 a 3 anos, a iniciativa é gerida pela associação internacional Amurt-Amurtel

Por Carolina Giovanelli
Atualizado em 22 dez 2016, 10h55 - Publicado em 11 out 2014, 00h00

Um grupo de crianças forma um círculo ao redor de uma vela acesa. A sala está escura. Todos se encontram em silêncio, de pernas cruzadas, sobre tatames coloridos. Começa a cantoria de uma música que fala sobre amor, natureza, sol, lua… A letra contém expressões como o mantra om e a saudação indiana namaskar, além de frases como “meus olhinhos vão fechar porque eu vou meditar”. Assim começa o dia no Centro de Educação Infantil Lar de Crianças Ananda Marga, creche localizada no Jardim Peri, na Zona Norte, que reúne 110 crianças de baixa renda com idade entre 1 e 3 anos. Elas passam o dia ali, das 7 às 17 horas, abastecidas com café da manhã, almoço, jantar e dois lanches. Vale dizer: tudo natural e vegetariano, com pratos recheados de frutas, verduras e soja. Parte da comida é doada pela Ceagesp e por feiras da região.

“Pregamos o respeito, a importância da família e o amor”, diz a diretora do local, Silvia Lazaro. “Sentimos que as crianças se tornam mais calmas e carinhosas por causa de nossas atividades.” A rotina inclui a prática de ioga, com movimentos mais leves, desenvolvidos a partir da narração de uma história. No fim, cada participante dá um beijo na bochecha e faz massagem nas costas do coleguinha ao lado. Já a meditação dura no máximo dez minutos, pois os pequenos se distraem facilmente. No berçário, os bebês relaxam em colchonetes ao receber uma técnica de massagem chamada shantala, que usa óleos e é embalada por mantras. Há ainda aulas de hip-hop e capoeira. O espaço — que raramente tem vagas sobrando — possui convênio com a prefeitura, mas é gerido pela associação internacional Amurt-Amurtel, baseada na filosofia neo-humanista, que pretende criar indivíduos mais conscientes de seu papel na sociedade. Fundada pelo indiano Prabhat Rainjan Sarkar (1922-1990), que conquistou discípulos no mundo todo, a entidade está presente em diversos países. No Brasil, tem sede em Porto Alegre. Em São Paulo, além dessa creche, comanda mais três (uma na Zona Norte e duas na Zona Sul).

Amurt-Amurtelwww.amurt.org.br.

Publicidade

1/8
Instituição da Barra Funda investe em atividades inclusivas ( / Laramara atende crianças com deficiência visual)
2/8
Criada por duas amigas, a Tempo de Brincar promove festas para os doentes e seus pais ( / ONG alegra jovens internados em hospitais públicos)
3/8
A Auma tem mais de duas décadas de atividade e recebe cinquenta estudantes ( / Escola gratuita para autistas funciona na Zona Norte)
4/8
A ONG Sonhar Acordado realiza diversos tipos de ações de apoio a menores carentes ou doentes ( / Jovens voluntários promovem eventos culturais para crianças)
5/8
Na Vila Mariana, a Ahimsa auxilia jovens a se comunicarem ( / Crianças com múltiplas deficiências têm apoio de entidade)
6/8
Fundadoras da Clínica Comunitária Grei, as profissionais coordenam uma equipe que atende mais de 150 crianças carentes por mês ( / Psicólogas dão tratamento gratuito para vítimas de violência)
7/8
Lar transitório é o único da capital que acolhe crianças com menos de 1 ano de idade ( / Casa Bakhita cuida de bebês que foram retirados dos pais pela Justiça)
8/8
Com 110 crianças de 1 a 3 anos, a iniciativa é gerida pela associação internacional Amurt-Amurtel ( / Creche da periferia dá aulas de meditação e merenda vegetariana)

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.