Viver num sítio, com Iracema Bonomini
Já imaginou que a vida poderia ser tranquila fora da cidade? À frente do Sítio Iraflor (MG), Iracema Bonomini fala o que aprende com a natureza sobre ritmo
Feche os olhos e pense na natureza. Que imagem surgiu, a de uma floresta, um rio, alguma cachoeira? Se o próprio ser humano não veio à sua mente, prepare-se para o episódio #167 do podcast Jornada da Calma. Na conversa, Helena Galante entrevista Iracema Bonomini sobre como é viver na natureza. Ela está à frente do Sítio Iraflor, no Sul de Minas, onde todos os dias aprende com os processos e os ritmos da natureza, incluindo os seus próprios.
Desde criança muito observadora da terra, Iracema fala do nosso papel nesse sistema complexo que é o Planeta Terra. “Nós podemos ser catalisadores. As coisas acontecem independente da gente. Ou a gente chega num sistema para agregar, ou deixa ele trabalhar sozinho que ele é mais eficiente do que você atrapalhando”, afirma Iracema. Ela conta ainda da sua experiência num retiro de silêncio, do trabalho em cooperação com outros produtores rurais e da compreensão da abundância de afeto que faz parte da nossa natureza.