Um passeio de bicicleta pelos Jardins no domingo
Confira um roteiro para fazer em São Paulo sobre duas rodas, uma ótima opção tanto para lazer como de meio de transporte
Aos domingos, a Avenida Paulista é uma atração à parte para os paulistanos. Aberta apenas para pedestres e ciclistas, é quase como uma rua-parque. A icônica via, localizada nos Jardins, tem diversas atrações interessantes para ver enquanto se anda de bicicleta. Por isso, montamos um roteiro para fazer de bike partindo dela, explorando o bairro e desembocando no Parque Ibirapuera, o mais conhecido da cidade.
1. Comece pela Consolação
É quase na Rua da Consolação que se inicia a ciclofaixa de lazer da Avenida Paulista aos domingos, perto da Praça do Ciclista. Até o fim, perto da Praça Oswaldo Cruz, são 2,7 quilômetros de pista dedicada exclusivamente a quem está de bicicleta.
O percurso é feito em 15 minutos e passa por algumas das “joias” dos Jardins, como o Masp, o Parque Trianon, o Itaú Cultural, a Casa das Rosas, a Japan House e o Instituto Moreira Salles. Além disso, a via mais famosa de São Paulo reúne artistas, bandas e grupos de dança.
É importante destacar que, durante toda a semana, ali também funciona uma ciclovia integrada a outras tantas da cidade. É possível chegar de bike ao Estádio do Pacaembu, ao Parque Buenos Aires e até à zona norte de São Paulo, por exemplo.
2. Pedalada no bairro
Quando chegar à Praça Oswaldo Cruz, vire à direita e siga pela ciclovia da Rua Dr. Rafael de Barros, que tem quase 2 quilômetros de extensão. Nesse caminho, você pegará um trecho da Rua Tutoia e continuará pela Rua Manoel da Nóbrega.
O trajeto, que pode ser feito em menos de dez minutos, revela muito sobre os Jardins. As vias arborizadas garantem sombra e uma boa paisagem para quem pedala. Chama a atenção no caminho o Ginásio do Ibirapuera, que foi inspirado no complexo nova-iorquino Madison Square Garden, nos Estados Unidos.
3. Rua Honduras
A ciclovia da Rua Manoel da Nóbrega segue para o Parque Ibirapuera, mas, antes de pedalar para lá, recomendamos um rápido détour, de cerca de 2 quilômetros. Experimente virar à direita na ciclovia da Rua Paulino Camasmie, continue pela Avenida Brigadeiro Luís Antônio e siga pela Rua Honduras.
Esse caminho, que pode ser feito em até 15 minutos, garantirá uma boa vista do Jardim América e do Jardim Paulista, bairros que compõem a região dos Jardins. A paisagem é bastante distinta da Avenida Paulista, com seus arranha-céus e grande movimento de pessoas, pois as casas são baixas e a rua é muito tranquila.
Na Praça das Guianas, veja o Monumento a Federico García Lorca, uma escultura modernista feita pelo artista brasileiro Flavio de Carvalho em homenagem ao poeta espanhol. Ao fim da ciclovia, você passará ao lado do centenário Club Athletico Paulistano.
4. Parque Ibirapuera
Volte para a ciclovia da Rua Manoel da Nóbrega e agora aproveite para pedalar dentro do Parque Ibirapuera, uma das mais importantes áreas de lazer e esporte da cidade. Todos os dias, milhares de pessoas se divertem e praticam atividades físicas ali. No interior do parque, também tem entretenimento e cultura, com o Planetário, o Museu Afro Brasil, a Oca, a Fundação Bienal, o Auditório Ibirapuera, o MAC, o MAM e o Pavilhão Japonês.