Programação cultural agita julho e agosto no espaço Centro da Terra, em SP
Espaço voltado à divulgação da cena cultural brasileira recebe atividades para todos os públicos
Teatro, música, dança e cinema todos os dias da semana. Essa é a proposta da programação cultural do espaço subterrâneo Centro da Terra, em Perdizes, zona oeste da capital, para os meses de julho e agosto. Com artistas e apresentações ao vivo, o espaço promove a diversidade cultural com atividades planejadas por equipes de curadores do local.
Shows
As segundas e terças-feiras são realizadas as apresentações musicais no Centro da Terra. Na próxima segunda-feira (28), a dupla MM e Zozi, da cena underground de rock e experimental, apresenta o show KARTAS 4ª ao lado de convidados como Romulo Alexis (trompete), Bernardo Pacheco (processamento sonoro e guitarra), Rômulo França (saxofone alto), Clóvis Cosmo (flauta transversa) e Rayra Pereira (eletrônicos).
Nas demais segundas-feiras de agosto, a cantora Papisa junta-se a um músico para criar quatro apresentações únicas em sua temporada no centro cultural independente, mesclando linguagens em formatos distintos. Entre os convidados, a atriz e cantora carioca Janine, o poeta e dramaturgo Bobby Baq, o baterista e compositor Arquétipo Rafa e o ex-Titãs e multiartista Paulo Miklos.
Nas telonas
Todas as quartas-feiras, o teatro local dá lugar a uma sala de cinema. No próximo dia 30, será a exibição do documentário Cazuza: Boas Novas (2025), de Roberto Moret e Nilo Romero, que revisita os dois últimos anos do cantor e compositor, marcados pela potência criativa em meio a um diagnóstico de HIV.
Apresentações de dança
Já as quintas e sextas-feiras são tomadas pela dança. Nos dias 24 e 25, Carmen Estevez estrela o solo de dança Marear, em que tece e destece esculturas a partir de um mesmo material. Para encerrar o mês de julho, a argentina Irupé Sarmiento sobe ao palco do Centro da Terra com a experiência coreográfica Passagem, em que convida o público a uma reflexão sobre a natureza humana e sua constante transformação, inspirada na lenda Nórdica Völuspá (A Profecia da Mulher Sábia). Nos dias 7 e 8, Sofia Ó apresenta o solo O Nome Mais Belo do Medo, a partir da ideia da dança para resistir à paralisia do medo.
Teatro
Neste domingo (27), Marcelo Moraes apresenta o espetáculo teatral Experimentos do Invisível, dirigido por Daniel Warren, numa trama que mistura teatro e mágica, em que os números de ilusionismo acontecem dentro de uma narrativa ficcional.
Espaço Centro da Terra. Rua Piracuama, 19 – Perdizes, SP. Ingressos disponíveis no Sympla ou na bilheteria (segunda à sexta, das 10h às 18h). Mais informações em: @centro.da.terra