Últimos dias da Primavera dos Museus: veja o que fazer em SP com entrada gratuita
Equipamentos culturais da cidade participam do evento organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus

A 19ª edição da Primavera dos Museus vai até este domingo (28), em algumas das principais instituições culturais da capital. O evento, organizado anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), tem o objetivo de intensificar a relação entre os museus e a sociedade, com exposições temporárias, oficinas, workshops, visitas guiadas e outras programações.
Neste ano, o tema que norteia a programação é “Museus e mudanças climáticas”. A 19ª Primavera dos Museus propõe refletir sobre como essas instituições podem documentar, pesquisar, educar e intervir nas práticas relacionadas aos impactos ambientais, evidenciando suas conexões com a memória, a justiça e a criatividade humana.
A programação completa da 19ª Primavera dos Museus está em visite.museus.gov.br. Confira alguns destaques abaixo.
Museu da Cidade de São Paulo
O Museu da Cidade de São Paulo, vinculado ao Departamento dos Museus Municipais da Secretaria Municipal da Cultura, promove programações em onze edifícios históricos: Solar da Marquesa de Santos, Beco do Pinto, Casa da Imagem, Chácara Lane, Capela do Morumbi, Casa do Butantã, Casa do Caxingui, Casa do Grito, Casa do Sítio da Ressaca, Casa do Tatuapé e Casa Modernista, com visitas mediadas todos os dias até domingo.
Na Chácara Lane, na Consolação, ocorre também uma apresentação do Quarteto de Cordas Baccarelli, na sexta-feira (26), às 13h, com repertório que transita pelo universo da música de concerto e da música popular.
No Solar da Marquesa de Santos, no centro, uma oficina propõe uma introdução à Língua Brasileira de Sinais (Libras) por meio de jogos educativos, no sábado (27), às 14h.
No domingo (28), na Casa Modernista, na Vila Mariana, ocorre a oficina “Parques Modernistas e Bem-Estar Social: Práticas de Cuidados Corporais”, que propõe uma reflexão sobre a criação dos parques modernistas e sua relação com o bem-estar social em contexto urbano.
Museu da Bolsa do Brasil
O MUB3, no centro, participa da Primavera dos Museus com uma visita mediada na sexta (26). O educativo guia o público pela exposição de longa duração, explorando como a Bolsa de Valores brasileira se relacionou, ao longo da história, com temas ambientais e práticas de sustentabilidade.
Serão apresentadas iniciativas históricas e atuais, desde a expansão do etanol como fonte de energia menos poluente até a criação dos créditos de carbono, destacando o papel da Bolsa como impulsionadora de discussões sobre sustentabilidade no mercado.
Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade
Os equipamentos da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo promovem encontros que abordam literatura, memória, arte e meio ambiente.
Na visita A Casa da Colina: o olhar de Guilherme de Almeida sobre o Pacaembu e seus registros artísticos, na quinta (25), a reflexão se volta para a formação do bairro e as transformações urbanas que marcaram o século XX.
Na sexta, na Casa Mário de Andrade, o bate-papo Entre rios e poemas toma como ponto de partida trechos da obra de Mário de Andrade para discutir as mudanças ambientais que atravessaram o país ao longo da história.
Museu da Língua Portuguesa
No sábado, às 11h, curiosidades sobre o prédio da Estação da Luz serão apresentadas em Libras. Outro passeio pelo espaço, no domingo, também às 11h, vai abordar a presença dos povos indígenas no território da Luz e sua relação com a natureza.