Nasce o primeiro urso-polar da América Latina no Aquário de São Paulo

Pequena Nur, filhote do casal de ursos-polares Aurora e Pelegrino, nasceu com apenas 400 gramas

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
14 fev 2025, 13h06
Ursa Nur tirando uma soneca em sua toca no Aquário de São Paulo
Ursa Nur tirando uma soneca em sua toca no Aquário de São Paulo (Aquário de SP/Divulgação)
Continua após publicidade

O Aquário de São Paulo tem uma nova moradora desde o dia 17 de novembro, quando nasceu Nur, o primeiro urso-polar nascido na América Latina. A primeira apresentação oficial da filhote ao público está prevista para março de 2025, dependendo do comportamento da mãe, Aurora.

A espécie enfrenta ameaças crescentes devido às mudanças climáticas. A ursa Aurora, mãe da filhote, foi monitorada de perto pela equipe do aquário durante toda a gestação. Como a espécie possui uma camada de gordura densa, exames tradicionais, como ultrassom, não são eficazes para confirmar a gravidez. Assim, a suspeita da gestação veio pela mudança de comportamento da ursa, que passou a permanecer mais tempo na toca e reduzir suas interações com Peregrino, o pai de Nur.

Aurora e Peregrino chegaram ao Aquário de São Paulo há dez anos, vindos do Zoológico de Kazan, na Rússia, como parte de uma parceria internacional para a conservação da espécie.

Órfã ainda filhote após sua mãe ser caçada, Aurora sobreviveu junto à irmã antes de ser resgatada e levada para um ambiente controlado. Já Peregrino nasceu sob cuidados humanos e sempre recebeu acompanhamento especializado para garantir sua saúde e bem-estar.

Diferente de outros zoológicos, onde machos e fêmeas são mantidos separados na maior parte do tempo, Aurora e Peregrino sempre viveram juntos. A convivência desde jovens fortaleceu o vínculo entre eles e foi determinante para o sucesso da reprodução.

Continua após a publicidade

Enquanto Peregrino pesa 600 kg, Aurora tem cerca de 263 kg, uma diferença significativa de tamanho que destaca a delicadeza do cuidado materno com a pequena Nur, nascida com apenas 400 gramas.

Nas primeiras horas de vida, a equipe do Aquário acompanhou atentamente os sinais vitais e o instinto materno de Aurora, que demonstrou cuidado exemplar com a filhote. A passagem do primeiro mês trouxe alívio, indicando que Nur superava os riscos iniciais, de acordo com o aquário.

O nascimento da filhote é fruto da parceria técnico-científica entre o Aquário de São Paulo e o Zoológico de Kazan, fortalecendo estudos sobre a biologia e conservação dos ursos-polares.

Com o crescimento saudável de Nur, a expectativa agora é que ela possa, em breve, sair da toca e começar a explorar o recinto sob a orientação da mãe.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 29,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.