Museu da Língua Portuguesa abre mostra sobre relação entre Brasil, Angola e Portugal
Correalizada pelo Instituto Serrinha, exposição trás obras de diferentes continentes, mas banhados pelo mesmo Oceano Atlântico
O Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, recebe a mostra temporária de artes visuais “Atlânticos” a partir do dia 12 de setembro.
A exibição é correalizada pelo Instituto Serrinha e abrange vídeos, esculturas e instalações de artistas do Brasil, Angola e Portugal. com os artistas brasileiros Jonathas de Andrade e Shirley Paes Leme; os angolanos Gegé M’bakudi e Wyssolela Moreira, e os portugueses Jorge das Neves e Inês Moura.
Em diferentes continentes, mas banhados pelo mesmo Oceano Atlântico, a história dos três países é conectada pelo idioma e questões coloniais. Além da língua portuguesa como inspiração, as obras também foram influenciadas pela exposição “Línguas africanas que fazem o Brasil”.
A mostra esteve em cartaz no museu de maio de 2024 a fevereiro deste ano e explorava a importância das línguas do grupo bantu, eve-von e iorubá na construção do português brasileiro.
Os trabalhos inéditos são resultado de uma residência de 10 dias em 2024 feita pelos seis artistas no Festival Arte Serrinha.
Detalhes da exposição
A mostra está aberta a visitação a partir do dia 12 de setembro, de terça-feira a domingo das 9h às 18h, no Pátio B do Museu da Língua Portuguesa. A entrada é gratuita.