Instituto Pintora Djanira começa catalogação e digitalização de trabalhos da artista

São 200 itens do acervo de uma das artistas mais importantes do modernismo brasileiro

Por Agência Brasil
19 dez 2024, 17h12
"Sem título", de 1974, obra de Djanira
"Sem título", de 1974, obra de Djanira (Jaime Acioli/Divulgação)
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O Instituto Pintora Djanira (IPD), fundado em 2021, marca o início de suas atividades públicas com um projeto de catalogação e digitalização de 200 itens do acervo de Djanira da Motta e Silva, uma das artistas mais importantes do modernismo brasileiro.

Sob a direção artística de Fernanda Lopes e a direção geral de Eduardo Taulois, a instituição busca preservar e difundir a produção de Djanira, que abrange pinturas, gravuras e desenhos, além de textos e documentos sobre seu trabalho.

A plataforma on-line do Instituto, que foi lançada no dia 9 de dezembro, reunirá as obras da artista autodidata, incluindo peças como “Alambique e Casa de Paraty” (1967), “Sem título” (1958), e “Engomadeira” (1954). O objetivo é oferecer um acesso gratuito e sistemático ao acervo, explorando aspectos da poética de Djanira, como a economia da linguagem, a organização geométrica das figuras e o uso vibrante das cores.

Além disso, a plataforma se propõe a ser um ponto de partida para novas pesquisas sobre sua obra e sua relação com as questões sociais e culturais brasileiras.

Em paralelo, o Instituto realizará iniciativas de preservação e certificação da autenticidade das obras de Djanira, que, segundo Eduardo Taulois, foi uma artista muito falsificada durante sua vida.

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Além de atividades de pesquisa, o IPD planeja seminários, cursos e exposições, sempre estabelecendo conexões com a produção de Djanira. A instituição também se propõe a estimular a reflexão sobre o legado da artista, ressaltando sua contribuição para o debate sobre questões sociais e culturais que permanecem relevantes até hoje. 

Instituto Pintora Djanira: www.institutopintoradjanira.com.br

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