Farol Santander faz sete anos e apresenta programação de exposições para 2025
Abertura acontece com a exposição "Cícero Dias - com açúcar, com afeto", que estreia sexta-feira (24)

No sábado (25), junto com o aniversário de São Paulo, o Farol Santander São Paulo celebra seu sétimo aniversário e, para marcar a data, anunciou uma programação especial de exposições para 2025. O espaço cultural tem como propostas a imersão e a interatividade na arte popular e contemporânea.
Em 2024, o Farol Santander recebeu mais de 1,8 milhão de visitantes. Além de exposições, o lugar oferece opções gastronômicas, uma pista de skate e andares dedicados à memória da cidade e à história do próprio edifício, construído entre 1940 e 1947 e que foi sede do Banespa.
Para 2025 a programação de exposições traz uma série de mostras. A abertura acontece com a exposição “Cícero Dias – com açúcar, com afeto”, que estreia sexta-feira (24) e reúne 42 obras do artista, com curadoria de Denise Mattar. Em seguida, o público poderá apreciar com “Andrômeda – universo sem fim”, de 14 de fevereiro a 27 de abril, uma mostra experiência imersiva sobre a galáxia mais próxima da Via Láctea.
A arte de Heloísa Hariadne, com curadoria de Aldones Nino, estará em cartaz de 14 de março a 15 de junho, abordando temas como meio ambiente, nutrição e os conhecimentos de povos originários. Para as famílias, a exposição “Viva Volpi”, de 11 de abril a 27 de julho, traz uma abordagem lúdica e imersiva sobre a vida e a obra de Alfredo Volpi, com curadoria de Karina Israel.

A mostra “O circo no Brasil”, 23 de maio a 24 de agosto, com curadoria de Diana Malzoni, contará a história do circo no país. A partir de 11 de julho, a exposição “Floresta utópica”, que vai até 12 de outubro, com curadoria de Antonio Curti, a exposição faz uma jornada imersiva pela floresta amazônica com o objetivo de trazer reflexão sobre a importância da natureza na sociedade.
A mostra “Brasil Arte Popular”, de 22 de agosto a 23 de novembro, reunirá mais de cinquenta mestres da arte brasileira, representando 21 estados, com curadoria de Leonel Kaz. Em setembro, a obra de Joana Vasconcelos, artista plástica de Portugal, será apresentada em uma exposição com curadoria de Fernando Zugno.

Outras exposições, como “Uma viagem pela memória dos brinquedos”, de 17 de outubro a 18 de janeiro de 2026, e a retrospectiva de Emanoel Araújo, que vai de 7 de novembro a 8 de fevereiro do ano que vem, completam a programação de 2025.
Além das novas mostras, o Farol Santander continua com exposições de 2024 em cartaz, como “Viagem ao centro da Terra”, até 9 de fevereiro, de Denise Milan, e “Duas rodas e uma nação”, que vai até 9 de março, sobre a história das motocicletas.
Farol Santander. Rua João Brícola, 24, Centro (estação São Bento – linha 1- Azul do metrô). Mais informações no farolsantander.com.br. Terça-feira a domingo, das 09h às 20h. Ingressos: R$ 45 (R$ 22,50, meia-entrada) disponíveis no site oficial ou na bilheteira local.