Dia do Surdo: Pinacoteca realiza visita mediada em libras à exposição Pop Brasil
Mostra está em suas últimas semanas em cartaz

A Pinacoteca vai realizar uma visita mediada em libras pela exposição Pop Brasil: Vanguarda e Nova Figuração 1960-1970, em cartaz na Pina Contemporânea, no sábado (27), das 14h às 16h.
A atividade, comandada por Sabrina Denise Ribeiro e Bárbara Tahira, educadoras da Pinacoteca, é voltada para pessoas surdas e ouvintes e contará com uma visita educativa na exposição, seguida de uma oficina de experimentações plásticas. Para participar, é necessário se inscrever no site da Pina. São 25 vagas e as inscrições vão até esta quinta-feira (25).
A programação faz parte do Setembro Azul: Mês de Visibilidade da Cultura Surda. Nesta sexta-feira (26), é comemorado o Dia Nacional do Surdo, que existe desde 2008.
Exposição Pop Brasil está em suas últimas semanas
Restam pouco mais de dez dias para visitar Pop Brasil: Vanguarda e Nova Figuração 1960-1970. A mostra, em cartaz desde maio, vai encerrar no próximo dia 5 de outubro.
A exposição tem exibe 250 obras de mais de 100 artistas da nova figuração — a arte pop brasileira. Influenciados pela pop art americana de Andy Warhol, os artistas nacionais não se limitam a ela, explorando de maneira mais contundente temas sociais e políticos ligados ao Brasil, como a ditadura militar e a revolução sexual da década de 60.
A maior exposição da Pinacoteca em 2025, quando completa 120 anos, faz um panorama considerável da produção do período, trazendo, em diálogo com os artistas pop, os populares como Waldomiro de Deus e Maria Auxiliadora. Flávio Motta, Carmela Gross, Pietrina Checcacci, Nelson Leirner, Claudio Tozzi e Claudia Andujar são alguns dos outros artistas em cartaz.