Continua após publicidade

Imprensa pioneira

O  jornal Correio Paulistano foi criado em 1854 na atual Rua Líbero Badaró

Por Daniel Bergamasco, Mariana Barros, Rachel Verano, e Maurício Xavier [colaboraram Ricky Hiraoka, Carolina Giovanelli e Arnaldo Lorençato]
Atualizado em 5 dez 2016, 16h23 - Publicado em 18 jan 2013, 19h24

Por muitos anos, o jornal Correio Paulistano figurava como líder na cidade. Primeira publicação a circular diariamente em São Paulo, diferenciava-se por não estar atrelado a nenhum partido político nem escola literária. Segundo Douglas Nascimento, jornalista e membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, o periódico acumula outros pioneirismos. “Lançou a impressão em rotativas e a publicação em grande formato”, relata. Foi criado em 1854 pelo empresário paulista Joaquim Roberto de Azevedo Marques e começou a funcionar na Rua São José, a atual Líbero Badaró. Depois, mudou-se para a Rua João Bricola (foto). Na mesma Líbero Badaró — o nome homenageia um jornalista italiano que se radicou no Brasil —, nasceu, em julho de 1950, a Editora Abril, que no ano seguinte se mudaria para a Rua João Adolfo, também no centro. Com o lançamento da revista O Pato Donald, o empresário Victor Civita deu início ao que se tornaria a maior editora de revistas da América Latina.

+ Confira mais curiosidades em nosso mapa interativo da cidade

+ Aconteceu bem aqui: curiosidades que marcaram os 459 anos da metrópole

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.