Confira 8 museus para visitar de metrô e trem em São Paulo nas férias
Ingressos gratuitos para a Pinacoteca estão disponíveis no metrô até dia 31

Durante o período de férias de verão, São Paulo se mostra um destino cultural, com museus e centros acessíveis de metrô e trem, evitando os transtornos do trânsito. Confira os museus próximos a esses meios de transporte:
Pinacoteca de São Paulo

Localizada próxima à Estação da Luz (Linha 1-Azul e Linha 4-Amarela), a Pinacoteca é um dos mais importantes museus de arte do Brasil. Com um acervo que abrange desde o período colonial até a arte contemporânea. A entrada é gratuita aos sábados, e frequentemente realiza exposições temporárias.
Usuários das linhas 4-Amarela e 5-Lilás do metrô podem resgatar ingressos gratuitos para a Pinacoteca de São Paulo pelos painéis digitais nas estações, em parceria com o Instituto CCR. Cada CPF pode pegar até dois ingressos válidos até 31 de janeiro para visitar os três edifícios da Pinacoteca: Pina Luz, Pina Estação e Pina Contemporânea.
Museu da Língua Portuguesa (Linha 1-Azul e Linha 4-Amarela)

Instalado na Estação da Luz (Linha 1-Azul e Linha 4-Amarela), o Museu da Língua Portuguesa oferece uma experiência interativa e sensorial sobre a língua que une milhões de brasileiros. Suas mostras exploram a riqueza e a cultura linguística do país.
Museu de Arte Sacra (Linha 1-Azul)

A poucos passos da Estação Tiradentes (Linha 1-Azul), o Museu de Arte Sacra abriga um acervo de objetos religiosos e esculturas que datam do período colonial. O espaço, que ocupa parte do Mosteiro de Nossa Senhora da Imaculada Conceição da Luz, é uma imersão na história da arte religiosa no Brasil.
Museu da Energia de São Paulo (Linha 1-Azul e Linha 4-Amarela)

Próximo à Estação da Luz (Linha 1-Azul e Linha 4-Amarela), o Museu da Energia destaca a história e as inovações tecnológicas relacionadas à energia no Brasil. Com exposições interativas, o museu é uma boa opção para famílias e estudantes que desejam aprender sobre a evolução energética do país.
Museu Lasar Segall (Linha 5-Lilás)

Localizado na zona sul de São Paulo, o Museu Lasar Segall é acessível pela Estação Santa Cruz (Linha 5-Lilás). É uma homenagem ao renomado artista modernista Lasar Segall, conhecido por suas contribuições na pintura e escultura. A casa onde o museu está instalado também serviu como ateliê do artista, hoje o espaço oferece cursos e oficinas.
Museu A CASA do Objeto Brasileiro (Linha 4-Amarela)

Próximo à Estação Faria Lima (Linha 4-Amarela), o Museu A CASA do Objeto Brasileiro é dedicado à preservação e divulgação do design brasileiro. Seu acervo inclui móveis e utensílios. Atualmente o espaço realiza exposições temporárias que abordam temas como sustentabilidade e tradições regionais.
Centro de Memória do Corpo de Bombeiros (Estação Santa Cruz (Linha 5-Lilás)

O Centro de Memória do Corpo de Bombeiros de São Paulo preserva a história da corporação, sendo uma atração interessante para crianças e adultos. Acessível pela Estação Santa Cruz (Linha 5-Lilás), o centro oferece uma visão detalhada sobre a evolução dos serviços de emergência na cidade, com exibição de uniformes, equipamentos antigos e documentos históricos.
Estação Butantã e Cidade Universitária (Linha 4-Amarela e 9-Esmeralda)

A região do Butantã é rica em museus de ciência, cultura e educação, muitos ligados à Universidade de São Paulo (USP). Destacam-se o Instituto Butantan e o Museu de Anatomia Humana Alfonso Bovero, que estará aberto para visitação sem agendamento em janeiro e fevereiro. Outros museus no campus incluem a Coleção de Artes Visuais, Herbário da USP, Museu da Educação e do Brinquedo, Museu de Ciências, Museu de Geociências, Museu Oceanográfico e Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE-USP).