Clube social negro mais antigo de SP completa 130 anos e é homenageado em mostra
A história viva do 28 de Setembro é um dos destaques da exposição 'Cidade em Movimento', que abre no dia 4, no Sesc Jundiaí
A história viva do clube social negro mais antigo em funcionamento no estado de São Paulo, o 28 de Setembro, é um dos destaques da exposição Cidade em Movimento, que abre no dia 4, no Sesc Jundiaí.
A ideia da mostra é revisitar espaços da cidade do interior paulista, como ginásios, praças e parques, como lugares de memória e de sociabilidade. Registros históricos, fotografias, objetos e relatos também mostram a importância dos espaços esportivos e das práticas corporais, reverenciando atletas marcantes do município.
O clube social negro mais antigo de SP
Com curadoria das pesquisadoras Aira Bonfim e Luciane de Castro, e assistência curatorial de Michele Silva Joaquim, a exposição faz uma homenagem ao Clube Beneficente Cultural e Recreativo Jundiaiense 28 de Setembro, que foi inaugurado em 2 de abril de 1895 por ferroviários da Companhia Paulista de Estradas de Ferro.
É o terceiro clube do tipo mais antigo do país, reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial de Jundiaí. Neste ano o 28 de Setembro completa 130 anos de história, e a mostra traz grande parte do acervo fotográfico da associação recentemente digitalizada, apresentada de maneira inédita no espaço.
O nome do clube é uma referência à data em que foram sancionadas a Lei do Ventre Livre, em 1871, e a Lei dos Sexagenários, em 1885, ainda pré-abolição da escravatura.
Ao longo das décadas, o Clube 28 de Setembro abrigou uma escola de samba, fundou a escola de alfabetização Cruz e Souza, promoveu saraus literários, encenações teatrais, bailes e concursos de beleza. Também ofereceu cursos de datilografia, costura e outras formações profissionalizantes.
Sesc Jundiaí. Av. Antônio Frederico Ozanan, 6600 – Jardim Botânico, Jundiaí. 4583-4900. Ter. a sex., 9h/21h. Sáb. e dom., 10h30/17h30. De 4/10 a 22/2/2026. Grátis. sescsp.org.br.