Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Clube social negro mais antigo de SP completa 130 anos e é homenageado em mostra

A história viva do 28 de Setembro é um dos destaques da exposição 'Cidade em Movimento', que abre no dia 4, no Sesc Jundiaí

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
27 set 2025, 11h40
Foto do Clube 28 de Setembro, sem data: destaque da exposição 'Cidade em Movimento', que abre no dia 3 no Sesc Jundiaí
Foto do Clube 28 de Setembro, sem data: destaque da exposição 'Cidade em Movimento', que abre no dia 3 no Sesc Jundiaí (Coleção Clube 28 de Setembro/Divulgação)
Continua após publicidade

A história viva do clube social negro mais antigo em funcionamento no estado de São Paulo, o 28 de Setembro, é um dos destaques da exposição Cidade em Movimento, que abre no dia 4, no Sesc Jundiaí.

A ideia da mostra é revisitar espaços da cidade do interior paulista, como ginásios, praças e parques, como lugares de memória e de sociabilidade. Registros históricos, fotografias, objetos e relatos também mostram a importância dos espaços esportivos e das práticas corporais, reverenciando atletas marcantes do município.

O clube social negro mais antigo de SP

Com curadoria das pesquisadoras Aira Bonfim e Luciane de Castro, e assistência curatorial de Michele Silva Joaquim, a exposição faz uma homenagem ao Clube Beneficente Cultural e Recreativo Jundiaiense 28 de Setembro, que foi inaugurado em 2 de abril de 1895 por ferroviários da Companhia Paulista de Estradas de Ferro.

É o terceiro clube do tipo mais antigo do país, reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial de Jundiaí. Neste ano o 28 de Setembro completa 130 anos de história, e a mostra traz grande parte do acervo fotográfico da associação recentemente digitalizada, apresentada de maneira inédita no espaço.

O nome do clube é uma referência à data em que foram sancionadas a Lei do Ventre Livre, em 1871, e a Lei dos Sexagenários, em 1885, ainda pré-abolição da escravatura.

Continua após a publicidade

Ao longo das décadas, o Clube 28 de Setembro abrigou uma escola de samba, fundou a escola de alfabetização Cruz e Souza, promoveu saraus literários, encenações teatrais, bailes e concursos de beleza. Também ofereceu cursos de datilografia, costura e outras formações profissionalizantes.

Sesc Jundiaí. Av. Antônio Frederico Ozanan, 6600 – Jardim Botânico, Jundiaí. 4583-4900. Ter. a sex., 9h/21h. Sáb. e dom., 10h30/17h30. De 4/10 a 22/2/2026. Grátis. sescsp.org.br.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do SP

A partir de R$ 29,90/mês