Escola de Teatro Bolshoi celebra 25 anos de balé no Brasil
A bailarina paulista Maria Eduarda Coelho está no elenco do espetáculo comemorativo que acontece em Joinville neste final de semana

A Escola de Teatro Bolshoi está completando 25 anos de existência no Brasil, na cidade de Joinville, em Santa Catarina.
E, para celebrar o marco, será apresentado na cidade o espetáculo O Lago dos Cisnes, neste sábado (15) e domingo (16). A filial brasileira é a única unidade da prestigiada escola de balé de Moscou fora da Rússia.
Desde a criação da escola no Brasil, foram formados 478 bailarinos de 22 estados brasileiros. Desses, 107 são do Estado de São Paulo, incluindo Maria Eduarda Coelho, de dezenove anos, que integra o elenco do espetáculo.
Filha de uma professora de dança para cadeirantes, a jovem bailarina participou do processo seletivo da escola russa aos treze anos, participando do Curso de Verão. Atualmente, integra a Cia. Jovem do Bolshoi Brasil.
A montagem conta ainda com participação de três primeiros bailarinos da Ópera de Kazan, na Rússia: Amanda Gomes, Wagner Carvalho, ex-alunos da Escola Bolshoi, e Mikhail Timaev.
Entre os dançarinos formados, 133 atuam atualmente no exterior e 218 no Brasil. A escola oferece, além de ensino gratuito, alimentação, transporte, uniformes, figurinos, assistência social, orientação pedagógica e diversas outras assistências aos talentos.