Bar Brahma recebe o Clube da Imprensa
No evento gratuito desta terça (24), jornalistas debatem o impacto das redes sociais na disseminação de informações
Segundo o genial Mário Quintana, é nos bares que se bebe “a milenar inquietação do mundo”. Maior palco paulistano, com cerca de 200 shows por mês, o Bar Brahma parece ter levado a máxima do poeta ao pé da letra. Desde outubro do ano passado, a casa recebe o Clube da Imprensa, evento gratuito criado para debater a eterna inquietação dos jornalistas. Nos animados encontros – sempre regados a um bom chope, evidentemente –, os profissionais discutem os rumos de uma atividade desafiada por profundas transformações na forma de oferecer notícias.
A ideia partiu do jornalista Hélio Gomes, profissional com passagens por diversas veículos da grande imprensa brasileira. Gomes pegou sua inspiração do London Press Club, sociedade de jornalistas criada na capital inglesa em 1882 e que até hoje funciona como centro de discussões, além de oferecer cursos e uma série de atividades para os associados. “Neste momento tão difícil para a profissão, e com tantas transformações, achei que seria importante reunir uma turma qualificada para debater ideias e pensar o futuro”, diz Gomes. Outros seis profissionais se juntaram ao projeto e, com o apoio do Brahma, que ofereceu um dos palcos – e uma rodada gratuita de chope para os participantes –, o Clube da Imprensa nasceria.
A primeira temporada no Bar Brahma estreou em outubro no ano passado. Participaram dos encontros profissionais com larga experiência no mercado editorial, como Marcelo Tas, jornalista e apresentador de televisão, Thomaz Souto Corrêa, vice-presidente do Conselho Editorial da Editora Abril, e Washington Olivetto, publicitário. Eles e outros participantes debateram temas fundamentais nestes novos tempos, como o avanço dos influenciadores digitais, o papel do branded content (o conteúdo feito sob medida para empresas) e o futuro da profissão.
Na segunda temporada, que está senda realizada neste mês de abril, o formato permanece o mesmo. Os debates são mediados por um jornalista, sempre com a presença de profissionais ilustres. A plateia pode fazer perguntas e participar das discussões. Tudo com transmissão ao vivo no Facebook do Clube da Imprensa. A estreia da segunda edição do evento aconteceu no dia 3 de abril, com o tema igualdade de gêneros no jornalismo. Na semana seguinte, os debates foram centrados em startups e novos modelos de negócios. No dia 17, foi a fez do fotojornalismo subir ao palco. Na próxima terça-feira, dia 24, o assunto será o impacto das redes sociais na disseminação de informações, com Diego Iraheta, editor-chefe do Huffpost Brasil, Rodrigo Flores, diretor de conteúdo do UOL e Cristina de Luca, editora de publicações da IDG no Brasil, com mediação da jornalista Denize Bacoccina.
Os eventos são realizados sempre com casa lotada e as transmissões ao vivo pelo Facebook já receberam cerca de 10 mil visualizações. Diante do sucesso, os organizadores pretendem promover novas temporadas até o final do ano e levar o projeto para outras cidades brasileiras. “Nossa ideia é oferecer um debate relevante para uma profissão que tem papel fundamental na sociedade”, diz Gomes.