Continua após publicidade

Reação de ex-bailarina com Alzheimer ao ouvir Tchaikovsky emociona o mundo

Marta C. González foi a principal dançarina do Ballet de Nova York na década de 1960 e até Antonio Banderas compartilhou as cenas tocantes

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
9 nov 2020, 17h57
Bailarina Alzheimer
Marta Gonzalez, que foi primeira bailarina do New York Ballet  (Reprodução/Veja SP)
Continua após publicidade

O vídeo de uma bailarina tem emocionado pessoas ao redor do mundo. A espanhola Marta C. González, que sofria de Alzheimer e foi a principal dançarina do Ballet de Nova York na década de 1960, estava em um lar para idosos quando a organização Música Para Despertar colocou o tema de Tchaikovsky para ela ouvir em um fone de ouvido. A ONG promove o uso da música como terapia contra demências.

A cena foi tocante. De sua cadeira de rodas, Marta começou a relembrar os passos da coreografia que tanto ensaiou. Em 1967, ela foi a protagonista da peça e imagens da época foram resgatadas e inseridas no vídeo.

O diretor da fundação, Pepe Olmedo, disse em entrevista a um site espanhol que se surpreendeu com a reação da idosa. “Fomos dar um treinamento naquela residência e conhecemos a Marta. Foi algo absolutamente impressionante”, disse.

O vídeo não é novo, foi gravado há cerca de um ano e republicado para relembrar o aniversário de morte da grande bailarina Marta González. Até Antonio Banderas compartilhou as cenas. “Que essas imagens sirvam como um reconhecimento de sua arte e de sua paixão”, escreveu o ator. 

Veja abaixo:

Continua após a publicidade


+Assine a Vejinha a partir de 6,90 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.