Silêncio no provador
Com o projeto “No Noise”, a Selfridges, a mais famosa loja de departamento de Londres, quer eliminar o barulho das nossas vidas — pelo menos por alguns minutos
Até o fim de fevereiro, quem estiver em Londres pode encontrar na Selfridges, em Oxford Street, um “respiro” no dia-a-dia de trânsito, aparelhos eletrônicos apitando a todo momento e mentes inquietas. Basta procurar por um dos espaços ou atividades do projeto “No Noise” (“Sem Barulho”), criado pela loja de departamentos com a intenção de proporcionar reflexões sobre silêncio e concentração. A principal atração é o lounge “Silence Room”, com revestimento acústico, onde qualquer cliente pode descansar pelo tempo que desejar — desde que deixe sapatos, celular e outros aparelhos eletrônicos no lado de fora.
Este quartinho do silêncio já existia quando a Selfridges foi inaugurada, em 1909, mas acabou desativado. Após uma reforma para blindá-lo dos barulhos da movimentada rua, endereço de mais de 300 estabelecimentos comerciais, ganhou o apelido de “oásis da calmaria”. “Queremos que as pessoas experimentem as delícias de passar algum tempo em silêncio, especialmente numa época em que somos o tempo inteiro bombardeados por informações e estímulos”, diz Alannah Weston, diretora criativa da loja.
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Outra maneira de “desligar” é recorrer a um dos áudios gravados pelo grupo inglês Headspace, especializado em meditação. Distribuídos em estações chamadas “The Headspace Pod”, eles têm, em média, dez minutos de duração e são divididos por temas: há o que discorre sobre como a tecnologia nos afeta, o que faz uma série de perguntas e considerações sobre a qualidade de nossas relações, e o que nos convida a parar e pensar antes de comprar alguma coisa.
A experiência de compra também foi reiventada para o “No Noise”. No espaço chamado “Quite Shop”, estão reunidas roupas e produtos de beleza de marcas como Levi’s, Jil Sander e Estée Lauder sem estampas ou etiquetas que os identifiquem — assim como as tradicionais sacolas amarelas da Selfridges, que até o fim do projeto não terão o logo da loja impresso. São as peças “de-branded” (sem marca). “O design dessas grifes é muito característico, não é preciso nada para apresentá-los. Assim, dá para poupar os clientes de mais uma informação”, diz Alannah.
Além dessas atrações, também faz parte do projeto uma série de palestras gratuitas ministradas pela equipe da “The Idler Academy”, um misto de escola, livraria e cafeteria com programação voltada a cursos de filosofia, carpinteria e latim, entre outros assuntos. Gratuitos e sempre aos domingos, das 13h às 14h, esses workshops falam da importância de reservar um tempo ocioso, a relação entre pescaria e o silêncio e sobre os poetas do romantismo. Basta entrar na loja e assistir. O “No Noise” termina em 28 de fevereiro.
Selfridges. 400, Oxford Street, Londres. https://nonoise.selfridges.com/