Continua após publicidade

Onde comer e beber na CASACOR 2023

O bar Caracol, fechado em março no Centro, ganhou uma unidade na mostra de design de interiores, que ainda tem café e restaurantes

Por Saulo Yassuda Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
23 jun 2023, 06h00

Com uma festa apoteótica, muita música e clientes chorosos, o bar Caracol realizou sua festa de despedida em 31 de março, pouco antes de entregar o imóvel da Rua Jaguaribe, onde operava desde 2018. O período de lamentação dos órfãos do endereço terminou.

Quem tem saudade do bar dançante pode visitar a nova unidade (temporária, é verdade), que funciona dentro da 36ª edição da CASACOR São Paulo, a maior mostra de design de interiores, arquitetura e paisagismo do Brasil, em cartaz no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, até 6 de agosto.

Espaço na Casacor em tons de verde com mesas de restaurante em ambos os lados na parte frontal.
Badebec, com funcionamento nonstop: há duas décadas no evento (André Mortatti/Divulgação)

O ambiente do bar, com um balcão de vidro iluminado e revestido de alumínio, paredes de cores vibrantes, mesas baixas e sofás, que podem ser retirados do meio do salão em dias mais agitados — costumam rolar DJs três vezes por semana —, é da Viganó Arquitetura. O cardápio resgata clássicos da casa do Centro, como o drinque dercy, de cachaça, licor de ervas, limão e mel. “Estamos focados em brincar com a nostalgia da (unidade da Rua) Jaguaribe”, entrega o sócio Thiago Visconti.

Como o bar fica bem no início da exposição, antes da verificação dos tíquetes, é possível visitá-lo sem ingresso, mesmo quando a entrada na mostra se encerra — o Caracol fecha às 22h ou à 0h, quando tem DJ, enquanto a exibição suspende as entradas às 20h, de terça a sábado, e às 19h, aos domingos. Mas vale chegar cedo para aproveitar todos os 74 ambientes, parte deles ocupada por atrações gastronômicas.

Ambiente da Casacor com teto de palha, móveis brancos e detalhes em plantas.
Myk: de inspiração grega (Favaro JR/Divulgação)

À frente de duas marcas de culinária grega na cidade, a chef Mariana Fonseca volta a trazer uma delas, o Myk, ao evento. São servidas receitas típicas, como mussaká, no espaço clarinho de 345 metros quadrados que a arquiteta Carla Felippi batizou de Casa Mykonos, calcado em madeira e pedra.

Continua após a publicidade

A grande novidade de Mariana, porém, está na estreia do Horta, de pratos vegetais. “É um projeto antigo meu, que vinha ao encontro com o que a CASACOR buscava: um restaurante vegetariano e vegano”, conta a cozinheira-empresária, que deve levar a marca aos Jardins. Expedem-se opções como a pasta de berinjela e pimentão grelhado e a salada de beterraba, erva-doce, grão-de-bico, ricota e amêndoa. A atmosfera, apinhada de vegetação, é fruto da VilaVille Arquitetura.

Ambiente da Casacor com mesas e cadeiras brancas de madeira e detalhes com plantas.
Horta: novidade da chef Mariana Fonseca (Favaro JR/Divulgação)

Figurinha conhecida na exposição, com participação quase ininterrupta desde 2002 (fogem à regra os anos de 2015 e 2018), o variado Badebec integra mais uma vez o evento. Nesta edição, em um ambiente da Altera Arquitetura batizado de Ninho & Aspargos. Uma estrutura com galhos secos de jabuticabeira recebe o público, e o forro do teto com galhos de aspargos desidratados chama a atenção. “Criou uma atmosfera aconchegante”, elogia Lourdes Bottura, fundadora do restaurante. Quem manda ali no almoço é o serviço em bufê, e no jantar o menu é à la carte. No intervalo entre as duas refeições são servidos petiscos.

Também fica aberto sem intervalo o café Isabela Akkari. Após atravessar o primeiro pavimento da CASACOR e passar por áreas como o percurso ao ar livre proposto pelo arquiteto paisagista Alex Hanazaki, com espelho de água e cascata, desce-se a escada para o outro piso, onde logo se é recebido pelo ambiente que a arquiteta mineira Fernanda Rubatino batizou de Savoir-faire Café. Confortáveis poltronas acolhem o visitante, que faz uma pausa para um expresso ou um doce sem açúcar refinado, lactose ou glúten, caso do bolo de chocolate com brigadeiro.

Projeto 3D de café da Isabela Akkari na Casacor.
Isabela Akkari: espaço para a pausa com um doce e um cafezinho (Rubatino Arquitetura/Divulgação)

Para bebericar, além do Caracol, o público também encontra a loja The Bar. Nesse espaço pensado pelo designer boliviano Eduardo Baldelomar, pode-se tomar uma cerveja ou um gim-tônica engarrafado e comprar destilados da Diageo para levar.

Continua após a publicidade
Espaço retrô na Casacor com piso com tapete e poltronas baixas ao redor de mesinhas.
Speakeasy: bar secreto recebe eventos fechados (Marco Antônio/Divulgação)

Outro ponto etílico é o chamado Speakeasy, que leva ao pé da letra o conceito de bar secreto: fica camuflado atrás de uma porta de banheiro. Seus 60 metros quadrados projetados por Paulo Azevedo, repleto de tons azulados, recebem eventos fechados regados a drinques clássicos. Para entrar ali, só com convite. Mas, tudo bem, atração para comer e beber não falta no restante da mostra.

Publicado em VEJA São Paulo de 28 de junho de 2023, edição nº 2847.

BAIXE O APP COMER & BEBER E ESCOLHA UM ESTABELECIMENTO:
IOS: https://abr.ai/comerebeber-ios
ANDROID: https://abr.ai/comerebeber-android

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.