Imagem Blog

Tudo Sobre Cinema

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Continua após publicidade

“Eu também tinha preconceito contra Paulo Coelho”, diz Julio Andrade

Julio Andrade é um fenômeno como ator. Até o chamei de mutante durante a entrevista que fiz logo após assistir à cinebiografia Não Pare na Pista. No filme, Julio interpreta o escritor Paulo Coelho, da juventude até a os dias atuais (com a ajuda de uma máscara de envelhecimento). Ele também está na TV, na […]

Por Miguel Barbieri Jr.
Atualizado em 26 fev 2017, 21h11 - Publicado em 15 ago 2014, 22h35
 (/)
Continua após publicidade

Julio Andrade é um fenômeno como ator. Até o chamei de mutante durante a entrevista que fiz logo após assistir à cinebiografia Não Pare na Pista. No filme, Julio interpreta o escritor Paulo Coelho, da juventude até a os dias atuais (com a ajuda de uma máscara de envelhecimento). Ele também está na TV, na pele do atormentado jornalista Oswaldo, de O Rebu.

Quer ter informações diárias sobre cinema? Venha conhecer e curtir minha página no Facebook.

julio-andrade

Julio Andrade interpreta Paulo Coelho em Não Pare na Pista

O que você conhecia de Paulo Coelho antes de interpretá-lo? O Paulo também me perguntou isso quando me conheceu. Respondi que, sinceramente, tinha uma leve lembrança de ter lido O Diário de um Mago, com 15 anos, a pedido de uma professora. Lembro que gostei. Depois disso, nunca mais tive contato com a obra dele. Sabia o que todo mundo sabe: que era um cara importante na literatura brasileira, que vendia milhões de livros…

Continua após a publicidade

E o que ele achou disso? Não sei se ele esperava escutar isso do ator que iria interpretá-lo no cinema. Mas depois ele sacou o motivo da escolha. Ele também não me conhecia e foi atrás para saber que eu tinha feito papéis importantes.

Por que o pouco contato com a obra do Paulo? Existe, em geral, um certo preconceito contra o Paulo Coelho, que eu também tinha. É um preconceito que as pessoas nem sabem o motivo. É aquilo tipo “não li e não gostei”. Por outro lado, existem fãs que o veneram e foram nessas pessoas que eu me agarrei para fazer o filme.

Acredita que o preconceito contra a literatura dele vai passar para o filme? Não Pare na Pista é filme que tem a cara de Paulo Coelho. Basicamente, o que ele diz é que basta se conectar com o universo para que você consiga o que quer. Acho que o público do cinema será mais amplo do que apenas os fãs. A história de vida do Paulo é muito boa.

Ghost está na terceira temporada de clássicos da rede Cinemark

Onde ocorreu o encontro de vocês? Fiquei quatro dias com ele em Genebra. Paulo é um cara que gosta da palavra, que conta histórias incríveis. É inteligente e culto. Foram quatro dias de observação, jantamos juntos, caminhamos pela neve…

Continua após a publicidade
nao-pare-na-pista-paulo-coelho-julio-andrade1

Julio Andrade e Paulo Coelho: e aí, ficaram parecidos?

Existe uma responsabilidade maior em interpretar um personagem real? Não só responsabilidade, mas também dificuldade. Quando é um personagem de ficção, tenho a liberdade de construir do jeito que imagino. Quando é real, eu preciso “ser” o personagem. Mas, se a cobrança é maior, meu comprometimento é o mesmo.

Continua após a publicidade

Como é seu método de trabalho? Sempre pego o texto na hora. Só consigo decorar em cena. Antes de começar a filmar, dou uma passada nos diálogos… e pronto.

Por que foi usada uma máscara “dura” e não uma maquiagem de envelhecimento? Trata-se de um mecanismo que eu desconhecia e ainda desconheço. É um primeiro passo que a produção quis apostar e arriscar. Para mim, foi bem deliciado porque a máscara acabava limitando a interpretação. Ou seja, você tem de ir além do que se propôs. Fora isso, eram cinco horas para maquiar, o que me fazia acordar às 5 da manhã.

Impressionante: conheça os sósias de sete atores famosos

nao-pare-na-pista-paulo-coelho-julio-andrade
Continua após a publicidade

Julio Andrade usou uma máscara para interpretar Paulo Coelho na atualidade

Embora esteja em O Rebu, você faz pouca TV. É uma rejeição ao veículo? Anos atrás, até personagens ruins eu pegava. Hoje, eu nego mais do que aceito. Faria uma novela das 9 se o papel me instigasse.

Qual sua relação com a fama? Eu tenho uma postura com relação a isso que é me transformar no personagem. No meu dia a dia, eu ando no shopping e ninguém me conhece. Não estou aí pela fama nem pela grana. Minha filosofia de vida é dialogar com o mundo. Quando me reconhecem, é por causa do meu trabalho e não porque estou na mídia.

Continua após a publicidade

+ Saiba quais são os melhores filmes em cartaz

+ Quer saber minha opinião dos filmes em cartaz?

Fabiula Nascimento: “Nunca perdi trabalho por ter corpão”. Leia a entrevista com a atriz

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.