Turismo médico ganha versão de luxo em São Paulo
Pacotes incluem serviços como transporte adaptado em 80 países, reserva de hotéis e mordomias exclusivas para pacientes e acompanhantes

Não é de hoje que São Paulo concentra o maior número de médicos renomados e hospitais de referência para os mais variados tipos de serviço de saúde. Seja em unidades do SUS, seja na rede privada, a procura por atendimento de pessoas que moram em outros estados (e até países) é muito grande.
De olho no mercado premium, a empresária Carolina Uip, filha do infectologista e ex-secretário estadual de Saúde David Uip, juntamente com duas sócias, acaba de lançar a Brazilian Treatment and Medical Solutions (B.Treat), especializada em serviços que vão de transporte aéreo adaptado a reservas de hotéis e restaurantes, passando por tradutores, traslados terrestres, agendamentos médicos e até encomendas de bolos de aniversário.
Recentemente, a B.Treat firmou parceria com hospitais como o Vila Nova Star, da Rede D’Or, e o Sírio-Libanês, entre outros. Com uma equipe de sessenta funcionários, a empresa prepara roteiros personalizados, do deslocamento até o retorno, o que pode ocasionalmente envolver exigências inusitadas.
“Um dos nossos pacientes nos pediu o ônibus da seleção brasileira para levá-lo até Angra dos Reis (RJ) em um feriado”, conta. “Claro que não era exatamente o ônibus que a seleção usa, mas o modelo encontrado foi do mesmo padrão.”
Além do encaminhamento para tratamentos e cirurgias, alguns casos são preventivos e envolvem um esquema diferenciado de logística personalizada.

“Temos famílias muito importantes internacionalmente que nos pedem ajuda para circular entre os estados, então mandamos um médico e uma enfermeira com todo o equipamento necessário”, exemplifica Carolina. “Se surgir qualquer intercorrência, a gente consegue prestar os primeiros socorros, fazer a rota de fuga e planejar o local para onde esse paciente deverá ser levado”, afirma a empresária.
Uma das novidades da marca paulistana é a parceria com uma empresa de transporte aéreo que possui uma UTI móvel pronta para ser acionada, em oitenta países, a qualquer hora do dia ou da noite. “Conseguimos remover e transferir o paciente com toda a rapidez necessária”, diz Carolina.
Com uma grande lista de possibilidades e facilidades para os viajantes, a B.Treat possui planos a partir de 30 000 reais.
Publicado em VEJA São Paulo de 20 de dezembro de 2024, edição nº 2924