Selinhos de supermercado: pioneira dos clubes de fidelidade lança colecionáveis do Iguatemi
Figurinhas e pins que dão direito a brindes em supermercados e shoppings são invenção de Beatriz Ramos, que trouxe a ideia da Europa nos anos 2000
Após ingressar na música com 13 anos e se tornar pianista pela Europa, Beatriz Ramos, 42, acabou passando por uma mudança radical na carreira — com a moda dos “selinhos de supermercado”, ideia lançada por ela nos anos 2000 e importada para o Brasil em 2011.
“Quando tive problemas no braço por resquício de um acidente, precisei mudar de ramo”, relembra. Estudante da prestigiada Juilliard School, em Nova York, começou criando álbuns de figurinha e programas de fidelidade como a coleção de selos promocionais, que trouxe em seguida ao Brasil.
“Virou uma febre. No Facebook, surgia até oferta de show de striptease em troca dos selinhos faltantes”, conta, aos risos. O formato usado para fisgar novos clientes já evoluiu para o digital, segundo ela, mas a versão impressa dos colecionáveis (que dão direito a prêmios) continua em alta.
A nova edição pensada por ela e sua equipe agora consiste em pins, que podem ser trocados por itens das marcas europeias Kuhn Rikon e Nachtmann na rede Iguatemi. “O que as pessoas mais gostam é da brincadeira de colar, trocar e colecionar.”
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Publicado em VEJA São Paulo de 29 de março de 2023, edição nº 2834
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