Paulista Anna Sant’Ana interpreta Marilyn Monroe em monólogo
'Marilyn, por trás do espelho' traz momentos delicados da trajetória da musa americana
Os minutos finais no quarto de Marilyn Monroe conduzem o ritmo do monólogo Marilyn, por Trás do Espelho, que estreia em São Paulo em 15 de março no Teatro Arthur Azevedo. “É o momento em que você recapitula tudo o que viveu. Sob essa ótica, trabalhamos sem uma cronologia, considerando o momento em que ela já teria tomado remédios”, explica a paulista Anna Sant’Ana, 43, atriz responsável por interpretar a musa americana.
Tocando nas feridas e em fases glamurosas, a montagem aborda a ascensão de Marilyn, seus divórcios, o relacionamento com os Kennedy e os vários abortos espontâneos. “É uma história da maneira que acredito que ela gostaria que fosse contada, sem ser estigmatizada como a loira sexy burra.”
O envolvimento de Anna com o roteiro começou após ter sido convidada a participar de dois espetáculos que envolvem a protagonista. “Comecei a achar muita coincidência ter que pesquisar sobre ela por dois anos seguidos, então fiz um texto inicial e entreguei nas mãos do (dramaturgo) Daniel Dias da Silva”, relembra. “Estreamos em Lisboa, depois no Rio, e batalhei para chegarmos a São Paulo especificamente no mês das mulheres, pois essa é uma peça que dialoga muito com esse público.”
Publicado em VEJA São Paulo de 9 de fevereiro de 2024, edição nº 2879