O ator Hugh Jackman fez uma homenagem ao ator e dublador Isaac Bardavid, que morreu nesta terça-feira (1º), aos 90 anos, devido a problemas respiratórios. Isaac Bardavid dava voz a personagens clássicos como Wolverine e Esqueleto.
“Isaac Bardavid. Que lenda. Que vida e legado. Que voz! #Wolverine #Logan Descanse em paz, meu amigo”, publicou o ator australiano.
“90 anos, 11 meses e 19 dias. Se bem conheço o coroa, ele diria assim: ‘Toma tenência na vida meu filho’. É com essa frase que escrevo que nosso querido ator, dublador, escritor, esposo, pai, vô, bisavô e amigo, hoje partiu para um plano espiritual”, escreveu o filho do dublador em mensagem nas redes sociais.
Bardavid estava internado em estado grave para tratar complicações relacionadas a uma enfisema pulmonar. Em publicações anteriores na rede social, o filho do dublador disse que o pai sempre teve doença pulmonar crônica.
Mais conhecido pelo trabalho como o herói da Marvel e o vilão do He-Man, Isaac Bardavid também era a voz brasileira de personagens como o temido Freddy Krueger, de A Hora do Pesadelo, Tigrão, de Ursinho Pooh, e Rei Harold, de Shrek.
Segundo João, o pulmão do dublador parou de oxigenar o corpo, mesmo entubado. “O sangue ficou ácido demais (com taxa de oxigênio muito baixa) e por conta disso o coração falhou. Os médicos tentaram reanimação, mas o corpo já está muito cansado”, escreveu.
O filho destacou que o dublador se foi, mas seus trabalhos ficam. “Sua voz é imortal enquanto vocês se lembrarem dele. Quem gosta de leitura também pode tê-lo com seus livros. O segundo livro dele está para ser finalizado agora em fevereiro. É triste saber que ele não viu seu segundo livro pronto.”
João contou que o livro era o projeto preferido do pai e que não interferia no processo criativo, mas agora vai ter que tomar decisões. “Irei tomar as rédeas do projeto do livro para poder finalizar as questões pendentes e passar mais detalhes a vocês.”
Em 2017, o ator Hugh Jackman, intérprete do herói Wolverine, visitou o dublador em sua passagem por São Paulo. Ele publicou um vídeo com o dublador do Wolverine. “Ele é tão bom”, disse Hugh.