Peça ‘Closer’ aborda encontros e desencontros de dois casais
Trama foi adaptada para o cinema em 2004, estrelada por Natalie Portman, Jude Law, Julia Roberts e Clive Owen
Os encontros e desencontros de dois casais que se cruzam são o fio condutor de “Closer“, peça escrita pelo dramaturgo inglês Patrick Marber, que ganhou uma aclamada adaptação para o cinema, em 2004, estrelada por Natalie Portman, Jude Law, Julia Roberts e Clive Owen. Uma montagem brasileira dirigida por Kiko Rieser segue em cartaz até o dia 27 no Teatro Vivo, com o quarteto Larissa Ferrara, Rafael Lozano, Marjorie Gerardi e José Loreto, em atuação afinada, nos papéis da stripper Alice, do escritor Dan, da fotógrafa Anna e do dermatologista Larry, respectivamente.
Na emergência de um hospital, Dan acompanha Alice, uma desconhecida que acabara de ser atropelada, à espera de atendimento. Os dois logo se identificam e surge uma relação, acompanhada pelo público ao longo dos anos, da paixão inicial à queda. No caminho, surgem Anna e Larry, figuras com as quais tecem uma rede em que afloram desejos, mentiras, quebras de expectativa e sofrimento.
O inventivo cenário de Bruno Anselmo é composto de quatro painéis articulados que formam os diversos ambientes da trama e traduz, visualmente, o aspecto labiríntico daquelas relações —, enquanto o trabalho de videomapping de André Grynwask e Pri Argoud reforça a estética contemporânea do espetáculo ao mesmo tempo que traz outras camadas de realidade (100min). 16 anos.
Avaliação: BOM (✪✪✪)
Teatro Vivo. Avenida Doutor Chucri Zaidan, 2460, Morumbi, 3279-1520. → Qui. a sáb., 20h. Dom., 18h. R$ 45,00 a R$ 120,00. Até 27/7. sympla.com.br.
Publicado em VEJA São Paulo de 11 de julho de 2025, edição nº 2952.