Festival de teatro negro volta à São Paulo depois de 3 anos de hiato
"Dona Ruth: Festival de Teatro Negro de São Paulo" se dedica a promover diálogos entre público e a arte negra-diaspórica

Após um hiato de três anos, o “Dona Ruth: Festival de Teatro Negro de São Paulo”, dedicado a promover diálogos entre público e a arte negra- -diaspórica, e cujo nome celebra uma das maiores atrizes da história da dramaturgia brasileira e primeira referência negra na TV, Ruth de Souza (1921- 2019), está de volta.
Desta sexta (17) ao dia 26, sua rica programação, toda gratuita, ocupa diferentes espaços culturais da cidade, com espetáculos de diversas partes do Brasil — e pela primeira vez este ano, também de companhias internacionais —, oficinas, debates e lançamentos de livro. Confira nessa página algumas peças em destaque, e a agenda completa em vejasp.com.br.
“Herança”
A nova produção da companhia mineira Burlantins e abre a programação nesta sexta (17). Trata-se de um espetáculo cênico-musical que celebra os cinquenta anos de carreira do ícone da cultura afro mineira Maurício Tizumba.

Em cena, três multiartistas — Júlia Tizumba, Sérgio Pererê e o próprio Maurício Tizumba —, dirigidos por Grace Passô, utilizam sons, movimentos e objetos de família para criar uma trama de enredos pessoais e oníricos a partir de histórias íntimas. (72min). Livre.
Itaú Cultural. Avenida Paulista, 149, ☎ 2168-1777 → Sex. (17), 20h. Grátis. itaucultural.org.br
“Gota de saberes”
Inspirado em contos do povo originário da etnia Macuxi, a peça da Cia Arteatro, de Boa Vista (RR), mergulha nas raízes e na identidade amazônica do povo roraimense. Criado a partir das vivências e memórias dos atores, a montagem, espécie de contação de histórias em forma de espetáculo, entrelaça ancestralidade, infância e natureza, propondo reflexões sobre pertencimento, meio ambiente e herança cultural. Uma celebração poética das vozes e saberes da Amazônia. (40min). Livre.

Sesc 24 de Maio. Rua 24 de Maio, 109, República, ☎ 3350-6300 → Sáb. (25) e dom. (26), 16h. Grátis. sescsp.org.br
“Danúbio”

Na peça da Sutil Ato, de Brasília, um adulto e uma criança percorrem uma jornada poética que une passado e presente de uma mesma vida. Danúbio, protagonista negro, busca sua voz, história e identidade entre memórias e ecos que habitam seu corpo. Um encontro lírico sobre tempo, ancestralidade e autodescoberta (50min). Livre.
Sesc Bom Retiro. Alameda Nothmann, 185, Campos Elíseos, ☎ 3332-3600 → Sex. (24) e sáb. (25), 20h. Grátis. sescsp.org.br.
Publicado em VEJA São Paulo de 17 de outubro de 2025, edição nº 2966