As dores nas costas aumentam no frio?
Adriano Scaff, Sociedade Brasileira de Médicos Intervencionistas em Dor, explica as mudanças que o frio gera nessa região
Com a chegada do inverno e das temperaturas mais frias, aumentam também as queixas de dores nas costas. A impressão de piora das dores na região lombar e cervical está associada ao aumento da incidência de contraturas musculares.
“As principais dores são relacionadas à musculatura, mais do que à hérnia de disco, por exemplo. Nessa época de frio, a musculatura contrai e as dores musculares na coluna aumentam bastante” explica o médico Adriano Scaff, formado em Cirurgia Minimamente Invasiva da Coluna Vertebral pela University of Florida (EUA) e diretor/secretário da Sociedade Brasileira de Médicos Intervencionistas em Dor.
Algumas medidas devem ser tomadas para evitar ou diminuir a ocorrência das contraturas. “É necessário sair de casa bem agasalhado, usar aquecedores e vedar bem a saídas de ar para coibir a circulação do ar frio, além de evitar posturas viciosas por muito tempo, seja no trabalho ou no lazer” explica Scaff.