Avatar do usuário logado
OLÁ,
Imagem Blog

Pop! Pop! Pop!

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Cultura pop, TV e o que repercute nas redes sociais

Dentista encontra solução criativa para ajudar paciente analfabeta

"O profissional de saúde que busca a excelência no atendimento não é aquele que investe apenas em certificados e diplomas na parede"

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
21 Maio 2019, 17h52
 (Reprodução/Instagram/Veja SP)
Continua após publicidade

Ao perceber que a pressão arterial de uma paciente de quase 60 anos de idade não abaixava após a prescrição de remédios pelo médico, o dentista Ricardo Cayres encontrou uma solução criativa para ajudar a mulher: ele ilustrou a receita para Dona Cris, que é analfabeta. “Descobri que ela não era alfabetizada e não entendia como seguir a receita do médico. Então, resolvi fazer esse desenho para que ela entendesse”, contou o profissional ao site SóNotíciaBoa.

O dentista usou imagens da embalagem dos remédios, dos comprimidos, do sol e da lua para ilustrar didaticamente quantos comprimidos dona Cris deve tomar de cada remédio, durante o dia e também à noite. “Tirei foto das embalagens, peguei imagens do Google e segui a receita. Montei na mesma hora, imprimi e a fiz entender, repetir, garantir que de fato ela entendeu, e só então ela foi liberada”. O caso aconteceu na semana passada em Salvador, na Bahia, onde o cirurgião dentista de 29 anos de idade trabalha.

Tudo começou quando a paciente precisou marcar uma cirurgia para extrair um dente. Mas, como a pressão arterial de Dona Cris seguia alta, mesmo tomando a medicação, o dentista desconfiou que algo estava errado e recomendou que a paciente procurasse o médico. “Dias depois, ao retornar ao consultório odontológico, ela trouxe algumas embalagens de 2 tipos diferentes de remédios para a pressão, prescritas pelo médico do posto de saúde. Porém, quando fui aferir novamente a sua pressão, ainda estava elevada”, relembrou Cayres.

Foi uma informação da primeira consulta do dentista com a paciente que fez com que Cayres entendesse que a Cris era analfabeta: “Lembrei dessa informação que ela me deu na nossa primeira consulta, quando ela não assinou o prontuário por não saber escrever”, disse. Agora, ele espera o retorno da paciente: “O profissional de saúde que busca a excelência no atendimento, não é aquele que investe apenas em certificados e diplomas na parede – apesar de ser muito importante investir nisso – mas sim aquele que busca entender o seu paciente. Mas entender de verdade. Que enxerga o ser humano à sua frente, com seus medos, anseios e limitações. Que se dispõe a cuidar dele, da sua saúde, da sua vida! Que busca, sobretudo, ser humanizado!”, concluiu. Confira: 

View this post on Instagram

A post shared by Dr. Ricardo Cayres & Família Dentista (@familiadentista)

Dê sua opinião: E você, o que achou da atitude do dentista? Deixe seu comentário e aproveite para curtir nossa página no Facebook!

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 29,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.