Imagem Blog

Poder SP - Por Sérgio Quintella

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Sérgio Quintella é repórter de cidades e trabalha na Vejinha desde 2015
Continua após publicidade

Grupo faz vaquinha para ajudar colombianos em Cumbica e recorre a Shakira

G-10 das Favelas pretende fretar avião para enviar mais de 300 pessoas que vivem no aeroporto há um mês

Por Sérgio Quintella Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 6 jun 2020, 11h19 - Publicado em 6 jun 2020, 11h15
Colombianos em Cumbica
 (Gilson Rodrigues/Veja SP)
Continua após publicidade

O G10 das Favelas, grupo fundado pelo líder comunitário Gilson Rodrigues, de Paraisópolis, está promovendo uma arrecadação virtual para ajudar os mais de trezentos colombianos que estão acampados há quase um mês no Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos. A vaquinha tem como objetivo angariar 300 000 reais e possibilitar o fretamento de um avião comercial.

“Fomos ao aeroporto ontem e conversamos com os dois grupos que estão por lá. Antes de a gente conseguir viabilizar o vôo, a Embaixada da Colômbia no Brasil precisa aprovar, o que conseguimos ontem (sexta). O cônsul nos deu uma autorização para o dia 10, possivelmente, mas tem um procedimento a ser seguido. Temos que passar os nomes, telefones e números de passaportes das pessoas. Todas as informações serão checadas e as autorizações serão individuais”, afirma Rodrigues. “Estamos falando com duas companhias aéreas. A gente agora precisa mobilizar mais parceiros e resolver a situação dessas pessoas”.

A vaquinha está disponibilizada na seguinte página: https://www.esolidar.com/crowdfunding/detail/41-g10-imigrantes-e-refugiados

Além da arrecadação, Gilson Rodrigues, que foi capa da Vejinha em setembro do ano passado, quer ir além. Na última quinta, enviou uma mensagem no Instagram da cantora colombiana Shakira, para que ela entre na história e ajude na obtenção dos recursos necessários para encerrar a questão. “Pensamos que se ela se manifestar em prol dos colombianos do Brasil, muita gente vai ajudar. Tomara que ela veja a mensagem”, afirma o morador de Paraisópolis.

Na quinta-feira (4), um grupo de trinta pessoas conseguiu embarcar em um vôo humanitário. Embaixador da Colômbia no Brasil, Dario Montoya comemorou a realização do primeiro voo: “Obrigado autoridades do Brasil e aeroporto de Guarulhos. Hoje retornam para a Colômbia 230 colombianos no quarto voo humanitário. E seguimos na tarefa”, escreveu ele em suas redes sociais.

Continua após a publicidade

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.