Imagem Blog

Alessandra Rodrigues - Nutrição e Bem-Estar

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Continua após publicidade

Maca peruana: conheça a raiz andina e seus benefícios

Vamos começar pelo básico: a maca peruana é uma raiz de origem andina que tem demonstrado alguns efeitos benéficos sobre a menopausa — além de ter uma ação anti-inflamatória. Em sua composição nutricional encontramos ácidos graxos linoleicos, palmítico e oleico; aminoácidos lisina e arginina; e nutrientes como o magnésio, o cobre, selênico e o zinco. Sua raiz […]

Por VEJA SP
Atualizado em 26 fev 2017, 20h12 - Publicado em 24 nov 2014, 19h45
Powdered Maca or Peruvian ginseng (lat. Lepidium meyenii) in glass bowl with milk, chocolate drink, maca cookies and maca roots (Selective Focus, Focus one third into the maca powder) (/)
Continua após publicidade

Maca Powder (Flour)

Vamos começar pelo básico: a maca peruana é uma raiz de origem andina que tem demonstrado alguns efeitos benéficos sobre a menopausa — além de ter uma ação anti-inflamatória. Em sua composição nutricional encontramos ácidos graxos linoleicos, palmítico e oleico; aminoácidos lisina e arginina; e nutrientes como o magnésio, o cobre, selênico e o zinco.

Sua raiz é a parte mais utilizada e pode ser consumida de diversos modos — crua, cozida ou desidratada. A farinha de maca também pode ser usada para fazer pães e biscoitos. No mercado, o alimento é encontrado com mais frequência no formato de chá e cápsulas.

Estudos mostram que, com a suplementação da maca, as mulheres com sintomas de menopausa se apresentam mais dispostas, com mais energia, menor dormência muscular, menos dores de cabeça e menor sudorese em decorrência dos famosos “calores”. Também se atribui ao produto o aumento de fertilidade e do desejo sexual, mas os estudos nessa área não são conclusivos. O mesmo vale para o uso da raiz com o objetivo de aumentar a massa magra: mais estudos são necessários.

Por enquanto, pouco se sabe sobre os reais efeitos colaterais da utilização da raiz — portanto, não exagere e sempre procure a orientação de um profissional em caso de suplementação.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.