Comparei as barras proteicas com as barras de cereais comuns. O resultado é surpreendente
Hoje falaremos das barrinhas proteicas. Muitas pessoas as usam sem saber sua composição nutricional e acreditam que, por serem proteicas, são boas e podem ser utilizadas a qualquer momento. No entanto, este não é o caso. Primeiro, precisamos saber o que são as barras proteicas: elas nada mais são que barras de cereais comuns acrescidas com proteínas — […]
Hoje falaremos das barrinhas proteicas. Muitas pessoas as usam sem saber sua composição nutricional e acreditam que, por serem proteicas, são boas e podem ser utilizadas a qualquer momento. No entanto, este não é o caso.
Primeiro, precisamos saber o que são as barras proteicas: elas nada mais são que barras de cereais comuns acrescidas com proteínas — ou seja, além das calorias das tradicionais, ainda existe o acréscimo de calorias das proteínas.
Comparei algumas marcas deste produto e fiz a média entre elas, relacionando calorias, quantidade de carboidratos, proteína, gordura total e fibra alimentar. Os valores calculados estão na tabela abaixo:
Como a tabela mostra, barras de proteínas são mais calóricas, tem apenas 5g a menos de carboidratos e tem uma quantidade de gordura que chama bastante atenção: praticamente o dobro! Fica claro, então, que esses alimentos não devem ser consumidos como alternativa do seu lanche da tarde e também não se adequam para dietas proteicas, já que tem em torno de 11g de carboidratos.
As barras de proteínas foram desenhadas para atletas, e não para uso diário de indivíduos que não praticam atividades físicas intensas. Por isso, fique atento ao consumo de suplementos sem orientação especializada. Não é recomendado e esses produtos acabam se tornando verdadeiros vilões para a sua balança, saúde e bolso — já que essas barras chegam a custar 5x mais que as comuns!