Imagem Blog

Notas Etílicas - Por Saulo Yassuda

Por Saulo Yassuda Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
O jornalista Saulo Yassuda cobre cultura e gastronomia. Faz críticas de bares na Vejinha desde 2014. Dá pitacos sobre vinhos, destilados e outros assuntos
Continua após publicidade

Memória: Mestre Derivan (1955-2023), um desbravador dos balcões de SP

Com cinquenta anos de carreira, o bartender morreu na madrugada desta quinta (18) durante uma viagem a trabalho em Portugal

Por Saulo Yassuda Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 18 Maio 2023, 13h41 - Publicado em 18 Maio 2023, 09h58
Homem de terno branco segura taça
O bartender Derivan Ferreira de Souza (Alexandre Battibugli/Veja SP)
Continua após publicidade

O bartender Derivan Ferreira de Souza, conhecido como Mestre Derivan, morreu na madrugada desta quinta (18) em Portugal, aos 68 anos, durante uma viagem a trabalho. De acordo com o comitê organizador do concurso Rabo de Galo, do qual Derivan era um dos fundadores, ele teve um mal súbito no apartamento em que estava hospedado com a equipe. Foi socorrido e levado ao Hospital de Setúbal, mas não resistiu.

Nascido na pequena Cansanção, na Bahia, Derivan vivia em São Paulo há mais de meio século. Desde 1973, se dedicava ao ofício de preparar drinques e receber bem a clientela na capital. Era um dos mais experientes bartenders no país e, nos últimos anos, dava consultorias e se dedicava a divulgar o coquetel rabo de galo, um clássico nacional. Teve livros publicados, entre eles o Ultimate Bartender Book 2018, um guia para profissionais do balcão.

O bartender formou discípulos, como o rei das capirinhas Deusdete Neres de Souza, o Souza do Esquina do Souza, e passou por casas de sucesso na cidade como os extintos Bistrô, San Francisco Bay e Numero, além de Riviera e Blue Note, ainda em atividade, entre tantos outros. Também acumulou as funções de sócio, gerente e de chefe de bar em algumas ocasiões. Em 2004, venceu o prêmio de Barman do Ano no especial VEJA COMER & BEBER.

Desbravador dos balcões na cidade, o bartender viu a ascensão da coquetelaria na capital e era um arquivo vivo sobre o mundo dos bares paulistanos. “A profissão me deu muita coisa. Financeiramente, em imagem… Viajei o mundo por conta da profissão. Me sinto na obrigação de dar algo em troca”, me contou o mestre em uma entrevista em 2019.

Derivan deixa a esposa Marlice Maria e três filhos, dois deles bartenders, Danty e Douglas.

Continua após a publicidade

Compartilhe essa matéria via:

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.