Cadastro para auxílio de espaços culturais começa em São Paulo
Subsídios são do recurso da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc
A partir desta quarta-feira (30), a secretaria municipal de cultura dá início ao processo de cadastramento dos espaços culturais e artísticos que têm interesse em receber o auxílio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc. Os pagamentos dos subsídios mensais com valores entre 3 000 reais e 10 000 reais (em três parcelas, pagas de uma única vez) são destinados a locais que tiveram de suspender suas atividades devido às regras de isolamento social decorrentes da pandemia do coronavírus. As inscrições devem ser feitas até o dia 11 de outubro.
+ Assine a Vejinha a partir de R$ 6,90 mensais
A secretaria também deve lançar editais, chamamentos públicos e premiações para contemplar diferentes áreas e linguagens artísticas. Neste rol estão agentes culturais, produtores, núcleos, coletivos e educadores culturais que auxiliam e realizam atividades artística, entre outros. Para estes, as inscrições encerram no dia 9 de outubro e os valores variam entre 5 000 reais e 150 000 reais.
A cidade de São Paulo recebeu pela Lei Aldir Blanc mais de 70 milhões de reais e cabe a prefeitura encaminhar esses recursos aos beneficiários. Deste total, 30% (20 milhões de reais) será destinado aos espaços e territórios culturais, e 70% (cerca de 50 milhões de reais) para os editais.
Os cadastros devem ser feitos no site da secretaria.