Subestação mais antiga do Estado é reinaugurada após modernização
Localizada na Rua da Cantareira, no bairro da Luz, bem no coração da capital, a Estação Transformadora de Distribuição (ETD) Paula Souza foi reinaugurada no último dia 16 após passar por uma reforma de 40 milhões de reais bancados pela Eletropaulo. Entre as principais melhorias está a implantação de um novo sistema de isolamento a […]
Localizada na Rua da Cantareira, no bairro da Luz, bem no coração da capital, a Estação Transformadora de Distribuição (ETD) Paula Souza foi reinaugurada no último dia 16 após passar por uma reforma de 40 milhões de reais bancados pela Eletropaulo. Entre as principais melhorias está a implantação de um novo sistema de isolamento a gás. A entrega da obra, no entanto, serviu também para marcar a comemoração do aniversário de 115 anos desta que é a mais antiga subestação de energia do Estado.
+ Mostra recupera a história do Edifício Planalto, inaugurado em 1956
Inaugurada em 1901, ela começou sua operação como uma usina térmica a gás e serviu de ponto de partida para a expansão da então companhia Light. O fato de contar com ramais subterrâneos teve influência positiva no desenvolvimento do centro da cidade, pois sua instalação ocupou menos espaço aéreo e permitiu a construção de outros prédios no entorno. Sua importância deve-se ainda à localização estratégica para a distribuição de eletricidade na capital, em um entroncamento de outras importantes subestações, como Cambuci, Brás e Canindé.
+ Inaugurado em 1966, Iguatemi foi o primeiro shopping do Brasil
Na primeira metade do século XX, era conhecida como “Main Substation”, abrigando o centro de treinamento da Light. Há relatos de que seu prédio principal foi metralhado durante a Revolução de 1932. Se durante décadas foi a fornecedora de energia para os bondes de São Paulo, hoje abastece o Metrô na região do Canindé. Em 1975, o complexo ganhou um edifício redondo projetado pelo arquiteto Ruy Ohtake.