Mostra na Cinemateca homenageia Mazzaropi, pioneiro da comédia no país
Evento gratuito acontece de 29 de janeiro a 9 de fevereiro e reúne 18 filmes do comediante

A Cinemateca Brasileira homenageia Mazzaropi (1912-1981), pioneiro da comédia no Brasil, a partir de amanhã. A mostra gratuita, que inaugura a programação de 2025, acontece de 29 de janeiro a 9 de fevereiro e reúne 18 filmes do comediante.
O evento, realizado em parceria com o Instituto Mazzaropi, apresentará seis filmes digitalizados, exibidos pela primeira vez ao público. É o caso de Candinho (1954), Sai da Frente (1952) e Zé do Periquito (1960).
As novas verões foram produzidas pelo projeto “Digitalização e Difusão de Obras de Amácio Mazzaropi”, recém-concluído com apoio da Lei Paulo Gustavo.
Conhecido pelo célebre personagem caipira, Amácio Mazzaropi estrelou comédias leves, frequentemente permeadas por temas sociais. Além de divertida, sua obra retratava o cotidiano de grupos marginalizados, no campo e na cidade, e conquistou números de bilheteria impressionantes.
Além das sessões, o evento terá debate, com participação de Cláudio Marques Luiz, Paulo Duarte e Celso Sabadin e transmissão ao vivo no canal do YouTube da Cinemateca.
Os ingressos serão distribuídos uma hora antes de cada sessão.
A programação completa está no site da Cinemateca.